Produtos & Ingredientes

Mito ou verdade

Você sabe quando o ovo está bom? Especialistas explicam se o teste da água funciona

A prova é um dos parâmetros para saber se o ovo é fresco ou velho

por Marina Mori Publicado em 03/10/2019 às 09h
Compartilhe

Como saber se o ovo está fresco? Uma rápida busca online sugere o teste da água: se estiver bom, o ovo afundará de modo horizontal; se não for tão fresco, ficará levemente inclinado; se boiar, sinal de que está velho (e pode até estar estragado). Segundo especialistas, o teste tem 80% de garantia.

teste-ovo-fresco-gaelle-marcel-unsplash-1

Foto: Gaelle Marcel / Unsplash

Leia também: Qual o lado certo do papel alumínio? Especialista explica

A explicação tem base na quantidade de água presente no ovo. Quanto mais fresco, maior ela é. Conforme o ingrediente envelhece, a água evapora através dos poros da casca, tornando-o mais leve e aumentando a bolha de ar dentro do ovo.

“O teste pode funcionar, mas o mais importante é quebrar o ovo em um recipiente separado e sentir o aroma”, garante João Soto, professor do curso de gastronomia do Senac-PR. A prova, explica ele, é um bom parâmetro para saber a idade aproximada do ingrediente.

Contudo, há quem não confie no método, principalmente se o intuito é ficar longe de contaminação. Segundo pesquisadores da área de Microbiologia e Segurança Alimentar da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto (UCP), não há como saber se o ovo está ou não livre de bactérias a partir do experimento.

 

teste-ovo-na-agua-infografico-bom-gourmet

Leia também: Você está usando a fritadeira air fryer do jeito certo?

Qual é o aspecto de um ovo fresco

É preciso observar a aparência ao quebrá-lo. Um ovo de uma semana tem a gema bem redonda e, a clara, aspecto gelatinoso firme e brilhante. É normal, também, que parte dela seja mais líquida e se espalhe mais, formando um segundo aro ao redor do primeiro.

Outro modo de conferir é pelo peso. “Um ovo fresco pesa de 50 a 80 gramas, em média; um não tão fresco [de três a quatro semanas] se torna mais leve, com 25 a 30 gramas”, diz Soto. Estes ainda podem ser utilizados, mas em preparos que atinjam temperaturas acima dos 70°C. “É quando a Salmonella morre”, explica o professor.

O ovo choco, por outro lado, fica muito mais pesado, de acordo com o especialista. Por isso, existe o risco de que ele engane no teste do copo. Na dúvida, o mais indicado é quebrá-lo em um recipiente à parte e conferir o aroma da clara, que deve lembrar cloro.

ovo-quebrado-fresco-pinterest-el-oso-con-botas

Um ovo fresco tem a gema bem redonda e brilhante e, a clara, um aspecto gelatinoso e bem delimitado ao redor. Foto: Reprodução Pinterest / El Oso Con Botas

Cuidado na hora de guardar

A forma de conservação é o principal fator de durabilidade de um ovo, de acordo com a professora Iracema Bertoco, do curso de gastronomia do Centro Europeu. Segundo ela, o ideal é que os ovos sejam armazenados na geladeira, mas longe da porta. “O movimento de abre e fecha pode fazer com que estraguem mais rápido. O ovo vai perdendo a película interna de proteção e pode se contaminar”, explica.

Outro ponto importante é não lavá-los. A casca é porosa e, quando molhada, se torna um meio propício a bactérias e microrganismos. “Às vezes, a pessoa acha que vai ficar mais limpo, mas é o contrário”.

VEJA TAMBÉM

>>> Como fazer os ovos mexidos mais cremosos que você já viu

>>> Aprenda a técnica para preparar o purê de batatas perfeito

Compartilhe

8 recomendações para você