Produtos & Ingredientes

Ingrediente exótico

Aprenda a usar sumac, especiaria árabe que tem toque ácido e cítrico

A chef Rita Delaê, do restaurante Baraquias, em Curitiba, gosta de usar o tempero em carnes e molhos

por Keyse Moretto, especial para Bom Gourmet Publicado em 05/05/2018 às 12h
Compartilhe

Especiaria vinda do Oriente Médio substitui a acidez do limão e dá um toque especial em preparos como saladas, carnes e massas. Também conhecido como sumagre ou sumak, o sumac é uma especiaria de aroma exótico e sabor ácido, puxado para o cítrico, que lembra uma mistura de páprica com limão.

Os árabes foram os principais responsáveis por difundir a utilização desse pó marrom-avermelhado pelo mundo. O sumac é extraído de uma planta chamada Rhus coriaria e é muito comum na Ásia, especialmente em países do Oriente Médio.

>> Em pequeno restaurante no Batel, família síria faz comida árabe caseira

Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

Em Curitiba, no restaurante Baraquias, a chef Rita Delaê gosta de usar o ingrediente em carnes e molhos. “Com sumac, dá para fazer um prato muito gostoso chamado Turkish, que inclui nhoque de batatas com açafrão e carré de cordeiro. A receita, que também leva cebolas caramelizadas, tomates-cereja e pistaches, é encorpada, agridoce e cítrica ao mesmo tempo.”

>> Macia e suave, planta ora-pro-nóbis combina com frutos do mar, caldos e saladas

Chef Rita Delaê, do Baraquias. Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

Outras combinações interessantes também podem ser feitas utilizando o sumac. Dá para incluir a especiaria em sanduíches ou mesclar o ingrediente com iogurte natural. Para um aperitivo de sabor leve, sofisticado e refrescante, experimente misturar com um pouco de azeite de oliva. Fica delicioso com pão sírio.

Onde: Na Tenda Árabe do Mercado Municipal de Curitiba (Avenida Sete de Setembro, 1.865 box 2 e 3), a granel (R$300/kg) ou embalado, da Zeeny (R$98 com 500g).

LEIA TAMBÉM:

>> 10 cidades para conhecer o Brasil pela comida

>> Entenda por que os pães de fermentação lenta viraram mania nacional

Compartilhe

8 recomendações para você