Produtos & Ingredientes

dicas

Mestre-churrasqueiro ensina a usar vinagre em carnes, molhos e outras receitas

André Dias, do BBQ Em Casa, explica qual a função do vinagre em diversos tipos de receitas

por Roberta Braga, especial para Bom Gourmet Publicado em 10/08/2018 às 19h
Compartilhe

De tempero de saladas a ingrediente essencial de molhos mais elaborados, o vinagre é um dos produtos mais versáteis da gastronomia. Diversos são os tipos: de vinho, de maçã, de álcool, de arroz ou balsâmico – cada qual harmoniza melhor com um tipo de preparação. A principal característica que faz com que o produto seja tão versátil é sua acidez. “Por ser um líquido ácido, é conhecido por conseguir equilibrar a acidez em molhos e outros preparos”, enfatiza o mestre-churrasqueiro André Dias, do BBQ em Casa.

André Dias, do BBQ em Casa. Foto: Nay Klim/Gazeta do Povo

O vinagrete é o molho mais comum com o vinagre, mas não é o único. Barbecue, ketchup, mostarda, maionese, molho inglês, agridoce e béarnaise também usam o ingrediente em sua preparação. Outras possibilidades de uso do vinagre são no ceviche, para preparar conservas, e também para conferir mais maciez e sabor em alguns tipos de carne, como peixe, frango e carne de porco.

“Como praticante da culinária norte-americana, em especial o barbecue (churrasco norte-americano), utilizo sempre o vinagre para regar as carnes durante o tempo de cocção que elas passam dentro do smoker – um tipo de churrasqueira que funciona à lenha. Como nesse tipo de preparo as carnes passam longos períodos assando (entre 6 a 12 horas) o vinagre tem a função de preservar a suculência natural da carne e dar acidez. Fica perfeito”, ressalta André.

O vinagre pode ser usado no ceviche, em conservas e em diversos tipos de carne. Foto: Nay Klim/Gazeta do Povo

O chef ensina uma receita de frango com um tempero simples que leva apenas dois ingredientes: vinagre de maçã e sal grosso. “O vinagre traz a acidez que o frango precisa ter, deixa a carne mais macia e realça o sabor. Além disso, o líquido irá dissolver o sal, fazendo o tempero se espalhar melhor, e também irá ajudar a ‘pururucar’ a pele do frango, deixando-a bem crocante.”

LEIA TAMBÉM:

>> Receita de vinagrete de morango com salmão grelhado

>> Cozinha Plant Based: conheça o movimento baseado em vegetais e sementes

Compartilhe

8 recomendações para você