Eventos

Concurso em Curitiba elege o melhor molho de pimenta do Brasil

Quatro jurados avaliam 48 amostras de todo o Brasil em competição realizada no sábado (8). Vencedor só será conhecido no dia 16 de outubro

por Da redação* Publicado em 08/10/2016 às 18h
Compartilhe

A primeira edição do Concurso Melhor Molho de Pimenta do Brasil foi realizada neste sábado (8), no Alchemia Bar, no centro de Curitiba. Na competição, promovida pela loja virtual Loucos por Pimentas, cinco jurados avaliaram 48 tipos de molho, produzidos em oito estados do Brasil. A degustação, marcada para começar às 15h, durou aproximadamente 5 horas. O público que passou pelo bar também pode experimentar os molhos. O resultado do concurso será divulgado no dia 16 de outubro.

Três molhos de cada categoria serão premiados.

Três molhos de cada categoria serão premiados.

O objetivo do evento é fomentar o mercado de pimentas do país e apresentar as novidades da área aos amantes do ingrediente. “A gente pensou: vamos movimentar esse mercado. Depois de abrir a loja, a gente percebeu que tem muita coisa diferente, que a gente não conhecia”, diz Fabricio Piccinini, criador da Loucos por Pimentas e organizador do concurso.

A organização recebeu inscrições de rótulos de oito estados brasileiros: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Amapá. As amostras foram divididas em quatro categorias: salgada, doce, picância e pessoa física, dedicada aos produtores caseiros, que não comercializam os molhos.

Avaliação

Os produtos inscritos foram avaliados por uma comissão de quatro jurados: Jefferson Palú, apresentador no canal Tempero Caseiro; o mestre pimenteiro do Loucos por Pimentas, Maurício Simões; o vocalista da banda Motorocker, Marcelus dos Santos; e Leonardo Barzi, amante de pimenta. Os molhos foram degustados puros ou com flat bread, um pão produzido pela empresa virtual O Alquimista.

Fotos: Divulgação

Quatro jurados avaliam as amostras de molhos de pimenta. Fotos: Divulgação

O julgamento dos produtos levou em consideração cinco critérios: aroma, aparência, equilíbrio, sabor e impressão geral. Para os dois primeiros, a comissão atribuiu notas de 1 a 5. Já para os outros critérios, a avaliação foi de 1 a 10 pontos. Após a degustação, os pontos foram somados. O vencedor será anunciado no dia 16 de outubro.

***

*Colaborou Júlia Ledur.

Compartilhe

8 recomendações para você