Produtos & Ingredientes

Queridinho

Concurso vai eleger melhor pão francês de Curitiba

Avaliadores vão visitar panificadoras participantes durante um mês e avaliar o pão francês segundo critérios como cor, crocância, pestanas (o corte em cima do pão), casca e miolo

por Da Redação Publicado em 26/04/2017 às 11h
Compartilhe
Melhor pão será divulgado em julho. Foto: Hugo Harada / Gazeta do Povo

Melhor pão será divulgado em julho. Foto: Hugo Harada / Gazeta do Povo

Você sabe qual o melhor pão francês de Curitiba? Pois foi justamente para responder essa pergunta que o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Paraná (Sipcep) resolveu lançar a primeira edição da campanha O Pão Francês Perfeito, que vai escolher os melhores pães da cidade.

A campanha vai começar neste dia 26 e terá a participação de várias padarias da capital. A adesão será voluntária entre os associados e os nomes dos candidatos serão divulgados na tarde de hoje (confira aqui  no site a lista após as 16h), após cerimônia de lançamento da ação. O setor tem cerca de 1,5 mil padarias em Curitiba.

As concorrentes serão visitadas por técnicos especializados e o padeiros passarão por um curso técnico de dez dias elaborado pela Bunge Alimentos, parceira do projeto. Depois disso, os estabelecimentos receberão a visita de técnicos do próprio sindicado e da Bunge, e também por um representante do Centro Europeu Profissões, que tem curso de boulangerie.

“O representante do Centro Europeu será o cliente oculto, ou seja, vai visitar as padarias várias vezes e comprar pão sem se identificar”, explica Vilson Borgmann, presidente do sindicato. Os outros dois avaliadores vão se identificar e visitar também a área de produção, além de provar os pães, claro. Os critérios para avaliá-los serão: cor, crocância, pestanas (o corte em cima do pão), sabor da casca e miolo e umidade do miolo. Todos visitarão as padarias várias vezes durante um mês e o grande vencedor será divulgado no dia primeiro de julho.

A ideia é que o concurso aos poucos cresça e seja realizado até duas vezes ao ano, como forma de valorizar a panificação curitibana. Os três primeiros colocados nesta primeira edição vão levar vários prêmios, como equipamentos e utensílios de panificação, além de um curso de boulangerie do Centro Europeu, que vai para a padaria que levar o primeiro lugar.

 

LEIA TAMBÉM:

>> Riggani lança massa sem glúten servida em suporte de pedra-sabão

>> Novo bar tem 32 torneiras de chope e tábua de bacon

>> É época de pinhão! Confira cinco receitas fáceis

 

Compartilhe

8 recomendações para você