Restaurantes

Alquimia em Porto Alegre

Confeiteira gaúcha faz doces franceses com exóticos ingredientes brasileiros

Na Nathalia Jahn Pâtisserie, tem macarons de amburana e laranja, cumaru e chocolate, fava de aridan e chocolate

por Anderson Hartmann, de Porto Alegre, especial para Gazeta do Povo Publicado em 29/06/2018 às 15h
Compartilhe

Um pedacinho da França com um toque de brasilidade. Esse é o resultado da refinada e irreverente mistura da chef gaúcha Nathalia Jahn, que produz doces unindo técnicas da culinária francesa com inusitados ingredientes brasileiros.

Para dar vida a essas delícias, Nathalia Jahn largou o sonho de seguir carreira médica e foi estudar gastronomia na França e ganhou experiência ao lado de chefs renomados como Fabrice Lenud, Diego Lozano, Lucas Corazza. Graças a essa vivência, a chef gaúcha ficou ainda mais apaixonada por doces artísticos, fazendo desabrochar seu gosto pela precisão, dedicação, paciência e riqueza de detalhes à confeitaria.

>> Entenda a diferença entre as pimentas branca, preta e rosa

Chef Nathalia Jahn largou o sonho de seguir carreira médica e
foi estudar gastronomia na França. Foto: Divulgação

De volta ao Brasil após esse rico período de aprendizado em solo europeu, Nathalia Jahn começou sua carreira solo preparando mesas de doces e coquetéis para eventos, especialmente “finger
food”. Como sempre gostou de manter contato com os clientes, acabou percebendo a necessidade de criar doces que fugissem um pouco do convencional. Foi assim que surgiu a ideia de criar doces a partir da junção da cozinha francesa com ingredientes brasileiros como cumaru, puxuri, cajá, maracujá, banana, manga, amburana, fava de aridan, dentre outras especiarias.

>> Aprenda a fazer pão com bolinho

  • No último mês de maio a pâtisserie mudou de endereço para um ambiente maior e mais estruturado. Foto: Divulgação
  • Nathalia Jahn começou a carreira preparando mesas de doces e coquetéis para eventos, especialmente “finger food”. Foto: Divulgação
  • Ao todo são mais de 50 doces e salgados à disposição dos clientes. Foto: Divulgação
  • Os fãs de macarons encontram diferentes sabores: Amburana e Laranja; Cumaru e Chocolate; Fava de Aridan e Chocolate, dentre outros. Foto: Divulgação

O sucesso desta alquimia foi tanto que a chef decidiu abrir uma confeitaria própria. No último mês de maio a pâtisserie mudou de endereço, indo para um ambiente maior e mais estruturado – a fim de oferecer um desenho de experiências ainda mais envolvente (não deixem de prestar atenção na playlist criada especialmente para a pâtisserie, com tracks que vão desde Zaz a Édith Piaf) e um espaço ideal para quem quer fazer eventos fechados. Ao todo são 95 metros quadrados (salão e área externa) e mais de 50 doces e salgados à disposição. “É uma nova casa com mais lugares, uma carta de vinhos e espumantes maior, com opção para eventos personalizados, um cardápio mais amplo de doces, tortas e de opções de lanches, quiches e baguetes recheadas.”

Dentre os doces “abrasileirados” mais pedidos estão a “Exótica”, uma combinação de mousse de baunilha, cremoso de manga, maracujá, cajá e chocolate 70%; a “Ropana”, com diferentes intensidades de cacau, caramelo de flor de sal e crocante de avelã; e a “Mamaru”, mousse de cumaru, tatin de maçã, caramelo e crocante de nozes.

Outra delícia muito pedida é a “Valentina”, que leva coco crocante, pistache e amêndoas, geleia de morango selvagem e mousseline de maracujá. Todas essas delícias podem ser encomendadas nas versões “mini” e “gigante”. Dentre as versões “gigantes” mais pedidas está a “Torta Brownie”, com doce de leite artesanal e frutas da estação.

E para os fãs de macarons, há opções de diferentes sabores: amburana e laranja; cumaru e chocolate; fava de aridan e chocolate. A soma do refinamento francês com o exótico brasileiro não poderia dar outro resultado: hoje a Nathalia Jahn está na boca do povo e é uma das pâtisseries mais premiadas de Porto Alegre. “Amor à primeira mordida!”

Serviço: Nathalia Jahn Pâtisserie & Eventos – Rua Vasco da Gama, 915, Rio Branco – Porto Alegre-RS. De terça a sábado, das 13h às 20h – (51) 3094-3535/ www.nathaliajahn.com.br.

LEIA TAMBÉM:

>> Como usar urucum para tornar os pratos mais bonitos e coloridos

>> Risoto superfácil: aprenda a receita italiana cacio e pepe

Compartilhe

8 recomendações para você