Eventos

Evento

Primeira Conferência da Cultura Alimentar de Curitiba será na quarta, 7

Encontro aberto ao público discutirá a importância do processo que a comida passa até chegar à mesa dos curitibanos

por Gazeta do Povo Publicado em 05/10/2015 às 11h
Compartilhe
Cartaz conferência alimentar. Foto: Divulgação

Cartaz conferência alimentar. Foto: Divulgação

Na quarta-feira (7), o Palacete dos Estudantes recebe a 1.ª Conferência da Cultura Alimentar de Curitiba com o tema “Tradição e Tendência: Múltiplas Identidades à Mesa do Curitibano”, a partir das 8h. O objetivo do evento é se aproximar do cenário alimentar atual, compreender o que a sociedade pensa em relação à cadeia alimentar, assim como traçar diretrizes gerais da cultura alimentar de Curitiba para os próximos 10 anos.

Desse processo, além da plantação e do que é servido na mesa, fazem parte as hortas urbanas, sementes crioulas e pesquisas acadêmicas direcionadas. O evento é gratuito e o credenciamento é feito na hora. Ao final, há emissão de certificado de participação. Segundo Lai Pereira, coordenadora do Conselho de Cultura Alimentar e responsável pela organização da Conferência, o encontro tem como intuito mostrar que a alimentação envolve a comunidade. “É preciso entender que o comportamento alimentar vai além da plantação ou do que é servido em restaurante. Este comportamento passa por estudos sociológicos, botânicos e econômicos. E entender isso cria a possibilidade de gerar renda ao município, criar empregos e estimular a cidadania participativa”, afirma.

Promovido pelo Conselho da Cultura Alimentar de Curitiba, junto com a Fundação Cultural de Curitiba e o Convívio do Slow Food Coré Etuba, o evento será no Palacete dos Estudantes, das 8h às 19h. Serão 4 mesas redondas ao longo do dia.

 

Veja a programação:

8h

Abertura e apresentação da conferência

9h às 10h30

Mesa redonda “Produção, Demandas e Distribuição”. Com Fernando Schinimann, professor de História da Unespar; Bernadete Brandão, ecodesigner; Marson Warpechowski, zootecnista da UFPR; José Marfil, agricultor agroecológico da Rede Ecovida; mediação de Renato Bedore, membro do Conselho da Cultura Alimentar de Curitiba e líder do Slow Food Coré Etuba.

10h45 às 12h15

Mesa redonda “Estabelecimentos Comerciais”. Com Luciano Bartolomeu, diretor executivo da Abrasel-PR; Anna Vargas, proprietária do restaurante Farnel; Jéssica Pertile, do Instituto Lixo Zero; Daniele Volcov, produtora de eventos de gastronomia; mediação de Lai Pereira, coordenadora do conselho da Cultura Alimentar de Curitiba e gerente comercial da Salumeria Monte Bello.

13h45 às 15h15

Mesa redonda “Cozinha e Cultura”. Com Guilherme Caldas, do blog Baixa Gastronomia Curitiba; Otavio Zucon, especialista em comida de matriz africana e mestre em História Cultural; Vinicius Buenaventura, da hamburgueria Mamba Vegan; Flávio Frenkel, chef da Anis Gastronomia; mediação de Vander Valduga, membro do Conselho da Cultura Alimentar de Curitiba e professor do Mestrado em Turismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

15h30 às 17h

Mesa redonda “Como a sociedade se organiza”. Com Camila Pazello, coordenadora do curso de gastronomia da Opet; Diogo Coneglian, do banco de sementes da Casa Gomm; Renato Bedore, líder do Slow Food Coré Etuba; Marcelo Munaretto, secretário municipal do abastecimento; mediação de Regina Lang, professora de Nutrição da UFPR.

17h15 às 19h

Plenária para votação das emendas da minuta e eleição dos delegados

 

Após as mesas redondas, a jornalista Jussara Voss apresenta o projeto “Gastronomia Paraná”, da Paraná Turismo. No fim do dia será feita uma plenária para votação de emendas da minuta do Sistema Municipal de Cultura e eleição dos delegados, que farão parte do Conselho de Cultura Alimentar de Curitiba. As candidaturas e eleição são abertas para a sociedade civil. Quem tiver interesse em se candidatar deve representar uma entidade da sociedade civil organizada, como uma associação, instituto, ONG ou outra. As candidaturas e a eleição acontecerão na própria conferência.

***

Serviço

Palacete dos Estudantes. R. Carlos Cavalcanti, 1157,  São Francisco. quarta-feira, 07 de Outubro, das 8h às 19h. Haverá emissão de certificado de participação. As inscrições serão feitas no local.

Compartilhe

8 recomendações para você