Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Fotos para o Bom Gourmet, impresso e online, sessão Almoço em Família, do entrevero de pinhão preparado pela chef Denyse Porto.
Local: Curitiba - PR
Fotos para o Bom Gourmet, impresso e online, sessão Almoço em Família, do entrevero de pinhão preparado pela chef Denyse Porto. Local: Curitiba - PR| Foto: Gazeta do Povo

A colheita autorizada do pinhão  começa neste dia 1.º de abril no Paraná! O ingrediente passa a pipocar em feiras, supermercados e até na beira da estrada, vendido em sacos ou a granel, e permanece até agosto.

Mas para apreciar o pinhão de qualidade é preciso tomar alguns cuidados. Segundo o Instituto Ambiental do Paraná, é preciso comprar frutos maduros. Quando a pinha está imatura, suas sementes são verdes e a casca esbranquiçada, com alto teor de umidade. Isso significa que ele não está pronto para o consumo. Outra dica para ficar atento é que a casca precisa ter a cor marrom, ser brilhosa e bem formada. Ao encontrar o pinhão verde na rua, o consumidor pode fazer uma denúncia para a Polícia Ambiental (0800 643 0304).

Comer cozido ou assado é uma delícia, mas também dá para usá-lo em receitas. O Bom Gourmet selecionou 10 receitas, entre doces, carnes e massas para aproveitar o ingrediente além do consumo in natura.

 

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]