Eventos

Curitiba

Para especialistas e amadores: congresso de cervejas terá palestras e degustações

Evento começa nesta quarta (14) e é voltado tanto a produtores de cervejas artesanais como para apreciadores que queiram conhecer mais sobre a bebida

por Guilherme Grandi Publicado em 12/11/2018 às 18h
Compartilhe

Com uma programação voltada para o público geral e não só para especialistas, começa nesta quarta-feira (14) a 2ª edição do Congresso Paranaense de Cerveja Artesanal, um evento que vai reunir em um só lugar cervejeiros e apreciadores da bebida. Serão realizadas degustações e palestras de especialistas até sexta (16), no Mercado Municipal, em Curitiba.

Palestra Acerva

Diferente da 1.ªedição, o congresso deste ano pretende aproximar os apreciadores da bebida e os cervejeiros artesanais. Foto: Darice Zanardini/divulgação.

A edição deste ano terá a discussão de temas mais voltados ao público em geral, diferente do que ocorreu na edição de 2017. Segundo o presidente da Associação de Cervejeiros Artesanais do Paraná, Lenir Filho, a ideia é tornar o congresso mais acessível para os apreciadores da bebida.

“A gente quer atingir um público maior do que apenas o cervejeiro artesanal, divulgando a cultura da cerveja através da harmonização de pratos, a situação do mercado brasileiro, e até mesmo profissionalizar aqueles que fazem sua bebida de modo amador”, explica. São esperadas mais de 300 pessoas nos três dias de congresso.

A programação terá nove palestras de temas variados que vão desde a combinação da bebida com queijos e outros alimentos, passando pela profissão de beer sommelier, até os segredos da produção de cervejas artesanais. Também serão realizadas exposições de produtos de cervejarias como BeerCop Homebrew, Bodebrown e Empório do Lúpulo, entre outras.

>> Leia também: 10 roteiros em Curitiba para quem ama cerveja artesanal

Veja a programação do congresso:

Quarta (14):
18h – credenciamento
19h – abertura e palestra “Segredos das cervejas sours”, com Lucas Leon
20h – intervalo beer break
20h15 – palestra “Panorama geral sobre off-flavors”, com Ludmilla Antoniazzi
21h15 – palestra “Água no chope: a tributação do ramo cervejeiro no Brasil”, com Nelson Folador

Quinta (15):
17h – credenciamento
18h – palestra “Fermentação de maturação – dominando a etapa fria”, com Bruno Vegini
19h – palestra “Sustentabilidade no movimento cervejeiro artesanal”, com Douglas Santos
20h – intervalo beer break
20h15 – palestra “Sommelier: além da cerveja, além da venda”, com Suddie Ramos
21h – palestra “Relação água/malte e eficiência enzimática na mosturação”, com Diogo Hendges

Sexta (16):
18h – credenciamento
19h – palestra “Harmonização de cerveja artesanal com queijos nobres”, com Flavia Soni Rogoski
20h30 – intervalo beer break
20h50 – palestra “Utilização de madeira na fabricação de cerveja artesanal”, com Bruno Vegini

>> Leia também: Qualidade faz de Curitiba um dos principais polos de cerveja artesanal do país

As palestras têm duração de 40 minutos a uma hora e meia cada, e nos intervalos serão oferecidas degustações de dois rótulos de cervejas especiais.

Concurso

Degustação cervejas

Além da degustação de cervejas artesanais, os cervejeiros podem participar de um concurso que vai eleger as melhores do estado. Foto: Darice Zanardini/divulgação.

Além das palestras e degustações, o congresso também terá um concurso para premiar as melhores cervejas artesanais do Paraná. Serão avaliadas 228 amostras de cerca de 100 cervejeiros de todo o estado em 14 categorias, como Pilsen, Lager, Pale Ale, entre outras.

As avaliações serão realizadas nos mesmos dias do congresso, mas durante a tarde e fechadas aos associados da Acerva. Os vencedores serão apresentados em uma cerimônia no sábado (17) na Cervejaria Joy, que está em fase final de construção no bairro do Xaxim, e premiados com uma bolsa de pós-graduação na UniOpet, a produção de 200 litros da cerveja na fábrica da Maniacs, além de vale-compras de insumos, medalhas e troféus.

Serviço:
II Congresso Paranaense de Cerveja Artesanal
De quarta (14) a sexta (16) no setor de orgânicos do Mercado Municipal
Rua da Paz, 608, Centro
Ingressos a partir de R$ 40 pelo site do evento.

Compartilhe

8 recomendações para você