Bebidas

Produzida em Curitiba

Conheça a Sakeja: cerveja com saquê

A bebida foi lançada há três meses em Curitiba e leva o raro lúpulo japonês Sorachi Ace

por Priscila Bueno, especial para a Gazeta do Povo Publicado em 09/12/2016 às 15h
Compartilhe

No universo dos sabores, a criatividade não tem limites. A prova disso é a nova cerveja de Curitiba, a Sakeja, lançada há três meses, que leva em sua composição um toque de saquê, tradicional bebida japonesa.

Ela foi criada pelos sócios Sérgio Rodrigo Grassi, Alisson Ricardo Grassi, Rodrigo Ribeiro Barbosa e Alessandro Matuura, que admiravam a cultura japonesa e eram apreciadores de cerveja. No ano passado eles fizeram diversos testes até chegar à bebida. Sérgio Grassi, diretor administrativo da Sakeja Cervejaria (uma cervejaria cigana), conta que ela é fabricada pela parceira Bastards (em Pinhais) e não se enquadrou em nenhum estilo pelo sabor e composição peculiares. “Ela entrou na categoria das cervejas especiais”, explica.

A Sakeja leva maltes brasileiros, o raro lúpulo japonês Sorachi Ace e uma dose de saquê premium seco. “Não usamos o saquê doce, até mais conhecido, porque ela ficaria enjoativa”, explica Sérgio. Possui teor alcóolico de 5,4% e está disponível em garrafas de 500 ml (o preço tem variado de R$ 21 a R$ 25). Ele conta que toda a culinária oriental se harmoniza com a bebida, especialmente os peixes crus. Também vai bem com porco e até com o shoyu, que tem um sabor pronunciado.

A cerveja está disponível em mais de 30 restaurantes da capital paranaense, além de Foz do Iguaçu, Londrina, Paranaguá e São José dos Pinhais, no Paraná. Grassi revela que nesta semana, eles estão entrando em Santa Catarina. “Nossa ideia também é ir para São Paulo, onde a comunidade japonesa é grande”.

sakeja-cerveja-saque

Foto: reprodução Facebook

A qualidade da bebida já rendeu o reconhecimento da Organização Nacional de Turismo do Japão: o selo “Japan Endless Discovery”, uma prova oficial de um produto que incentiva e ajuda a difundir a cultura japonesa pelo mundo.

sakeja-cerveja-saque

Foto: reprodução Facebook

LEIA MAIS
>>> Cervejas com sabores inusitados

>>> Lugares para tomar cerveja artesanal em Curitiba

>>> Conheça Ela, a cerveja “feminista”

Em termos de sabor, ela inicialmente se destaca por um toque doce e cítrico, resultado pelo sabor de capim limão do lúpulo Sorachi, e um final seco, ideal até para limpar o paladar para a próxima garfada. O aroma é herbáceo, lembrando um chá.

A criação da bebida também envolveu a união entre os povos. “Queríamos algo que fosse fácil de tomar e que nos permitisse unir esse conceito de amizade, do ato de compartilhar o momento com os amigos e curtir a cultura Brasil-Japão”, explica Sergio Grassi, diretor administrativo da Sakeja Cervejaria.

sakeja-cerveja-saque

Foto: reprodução Facebook

O rótulo traz esse conceito. A árvore representada na marca é a Sakura, a cerejeira japonesa. No Japão, a Sakura e suas flores simbolizam o amor, a felicidade, a renovação e a esperança. O emblema “Wa” e a caligrafia japonesa presentes nas garrafas da Sakeja foram feitos por um monge budista. O ideograma “Wa” significa união, confraternização e convívio harmônico, e na caligrafia é possível ler em japonês “Cerveja nipo-brasileira”.

Serviço:
À venda em empórios especializados em cerveja. Para quem é de fora é possível realizar pedidos pelo site da Cervejaria Sakeja ou na loja virtual Clubeer, em São Paulo.

Compartilhe

8 recomendações para você