Produtos & Ingredientes

Strawberries and cream

Wimbledon altera tradicional receita de morangos com creme servida no torneio

Conheça a história do prato que é uma das maiores tradições da competição de tênis inglesa e o que mudou neste ano

por Júlia Ledur, especial para a Gazeta do Povo Publicado em 12/07/2019 às 15h
Compartilhe

Para os ingleses, não há combinação melhor do que tênis e morangos com creme (strawberries and cream). Todo ano são servidas toneladas da fruta durante um dos maiores eventos do mundo do esporte das raquetes, o The Campionships Wimbledon (O Campeonato de Wimbledon). Neste ano, os organizadores inovaram e, além da opção tradicional, há também a versão vegana do creme — “para se adaptar às mudanças no gosto dos britânicos”, disseram.

Todo ano, 28 toneladas de morangos são servidas no torneio. Foto: Getty Images.

Todo ano cerca de 30 toneladas de morangos são servidas no torneio. Foto: Getty Images.

Mas o que morangos e creme têm a ver com tênis, afinal? A tradição milenar começou com uma coincidência: a data do primeiro campeonato de Wimbledon, nos tempos vitorianos, em 1877, foi exatamente na estação dos morangos, considerados um alimento chique na época, que acompanhava o tradicional chá da tarde. Desde então, não houve um ano sequer em que o som das bolinhas amareladas batendo nas raquetes não combinasse com o sabor doce da mistura das frutas com o creme.

Alguns pesquisadores apontam que, antes disso, Thomas Wolsey, um poderoso governista e cardeal da Igreja Católica na Inglaterra, já havia servido morangos misturados com creme em um banquete em 1509.

O prato

Durante os últimos 25 anos, a fazenda Hugh Lowe fornece as frutas para o evento, que são colhidas no mesmo dia em que são servidas, o que garante frescor ao prato.

Já o creme utilizado com os morangos é feito a partir do chamado heavy whipping cream, comum na Europa e nos Estados Unidos. É um tipo de creme de leite que tem entre 36% e 40% de gordura. Ele é então batido para formar a “cobertura” da fruta.

A diferença do creme inglês para o chantilly é que a receita francesa, adotada no Brasil, é preparada com creme de leite com teor de gordura de até 35%. Depois, é adicionado açúcar, enquanto na versão inglesa o doce é opcional.

A tradicional combinação de Wimbledon é servida em um pote com dez unidades da fruta com creme e açúcar opcionais. O prato é tão adorado que existem até produtos, como canecas, imãs e toalhas, com o tema “morangos e creme” na loja oficial do torneio.

Confira a receita da combinação adorada pelos ingleses:

Outros pratos do torneio

Apesar de ser o mais tradicional, os morangos com creme não são o único prato que faz sucesso no torneio. Todo ano, também são servidas 350 mil xícaras de chá e café, 28 mil garrafas de champanhe, 190 mil sanduíches, 60 mil porções de sorvete e 230 mil taças de drinks de Pimm’s, uma bebida alcoólica com frutas.

VEJA TAMBÉM

>>> Receita de morango envolto em brigadeiro branco e açúcar cristal

Compartilhe

8 recomendações para você