Bom Gourmet
Copa do Mundo deve impulsionar o consumo nacional de azeitonas em mais de 40%
A maior importadora de azeitonas do Brasil, a Vale Fértil, já está em festa antes mesmo da competição de futebol mais importante do mundo começar. Isso porque, como se trata de um alimento tradicionalmente consumido como petisco pelos brasileiros, os jogos devem alavancar as vendas em mais de 40% no período. "Historicamente, nossos índices de consumo aumentam até 35% em dezembro, por causa das festas de fim de ano. Com a Copa, estamos prevendo um adicional de até 15% sobre esse índice”, explica Marcelino Vidal, diretor comercial da Vale Fértil.
“Por ser um produto quase 100% importado, o setor azeitoneiro foi muito afetado pelas variáveis mundiais”, afirma Vidal. De acordo com o executivo, pandemia, guerra, falta de contêineres, variação cambial e a situação econômica mundial fizeram com que o volume de importação caísse quase 17% em 2021, em relação ao ano anterior. Em 2022, os números voltaram a crescer, com alta de 5,2% no volume importação e a previsão é que a tendência de alta se mantenha até o fim do ano.
De acordo com o diretor comercial da empresa, o consumo per capita de azeitonas no Brasil ainda é pequeno, em média 350g por pessoa. Uma quantidade irrisória se comparada com a Espanha, maior produtor mundial do fruto, onde o consumo é de 15 kg anuais por pessoa. “Nossas metas para 2023 são ambiciosas, queremos puxar essa categoria de alimento para cima, com ações de comunicação e degustação, para que o brasileiro adquira o hábito de ingerir azeitona no seu dia a dia”, completa Vidal.
Novidades de mercado
De olho na Copa e nas necessidades do consumidor, a Vale Fértil está investindo em novos produtos. Um deles, lançado recentemente, é o Oliv Snack, um pacote de 50g de azeitonas verdes puras, sem caroço, sem salmoura.
“O snack foi pensado para quem busca uma alimentação mais saudável e prática. Vemos muitos consumidores que gostam de levar em passeios, viagens ou mandar como opção de lanche para as crianças”, diz Lauren Vicki, supervisora de qualidade e responsável técnica da Vale Fértil.
Outro lançamento são as azeitonas recheadas com alho. “Nós queremos gourmetizar o consumo da azeitona e incentivar as combinações de sabores fora do convencional”, explica Vidal. “Queremos trazer algo a mais e mostrar que a azeitona combina com diversas bebidas, alimentos e ocasiões”, completa.