Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Cozinha brasileira
Os chefs embaixadores do Itamaraty durante evento em Inhotim: Morena Leite, Janaina Rueda, Manu Buffara, Saulo Jennings e Paulo Machado.| Foto: Danielle Machado/Especial para o Bom Gourmet

Chefs de cinco regiões brasileiras agora têm uma missão importante e saborosa: levar a cozinha brasileira para o mundo. É essa a tarefa dos cinco chefs-embaixadores do Itamaraty e seus pupilos, que fazem parte do projeto Brasil em Sabores. A ação e os seus integrantes foram apresentados durante o Festival Fartura Gastronomia 2022, realizado em Inhotim (Brumadinho-MG) entre os dias 29 de abril e 1º de maio.

O time de embaixadores da gastronomia brasileira foi reunido pelos chefs Morena Leite (Gupo Capim Santo) e Paulo Machado (Brasil Food Safaris) a pedido do Itamaraty para comemorar o bicentenário da independência do Brasil. Além de Morena e Machado, compõem o grupo Saulo Jennings (Casa do Saulo), Janaina Rueda (Bar da Dona Onça e Casa do Porco) e a paranaense Manu Buffara (Manu).

Cada um deles representa a culinária de uma região brasileira que será levada para o mundo. Para essa missão, os embaixadores contarão com pupilos escolhidos por eles. No grupo de pupilos estão os chefs Romário Repteco, Lucas Caslu, Júlia Aguiar, Ricardo Branches e Lucas Correia (que faz dupla com Manu Buffara).

O projeto Brasil em Sabores prevê que os pupilos façam residências gastronômicas em cinco embaixadas brasileira, uma em cada continente. Ao final do período de intercâmbio de experiências, os chefs-embaixadores se juntarão aos respectivos pupilos.

Pupilo de Manu Buffara, Lucas Correia fará residência na embaixada do Brasil em Nova York. Depois, a chef paranaense se junta a Correia para atividades de promoção da culinária nacional e dos produtos agroalimentares brasileiros no Estado Unidos.

"Quando o Itamaraty convidou a mim e o Paulo (Machado) para desenvolver um projeto para comemorar o bicentenário da independencia do Brasil, a nossa ideia foi de mostrar a culinária das cinco regiões. Para isso, selecionamos cinco pessoas já são engajadas em cada uma das regiões", contou Morena Leite durante o Festival Fartura Gastronomia.

Projeto quer mostrar as técnicas da cozinha brasileira

Embaixadora representante da região Sudeste, a chef Janaina Rueda explicou mais um pouco sobre o projeto. A ideia é ir além de apresentar os ingredientes brasileiros para o mundo.

"[Vamos] Falar sobre formas, como o povo brasileiro faz a sua comida. Quais são as suas verdadeiras e genuínas técnicas", disse Janaina.

Também falando sobre nosso jeito de fazer comida, Paulo Machado complementou "É um momento histórico para internacionalizar a cozinha brasileira e mostrar os nossos saberes para todos o mundo."

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]