Bebidas

Sommelier de cervejas

Curitiba terá etapa do concurso

Interessados podem se inscrever até domingo (15). Evento será realizado no dia 1º. de março

por Andrea Torrente Publicado em 13/02/2015 às 11h
Compartilhe

A seleção dos melhores beer sommeliers do mundo vai passar por Curitiba. A capital paranaense vai receber, no próximo dia 1 de março, o 2º Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cervejas. A competição selecionará os 25 melhores especialistas do setor, que irão representar o país no 4º Campeonato Mundial de Sommelier de Cervejas, realizado em São Paulo em junho.

O concurso é promovido pelo Instituto da Cerveja Brasil, em parceria com a Associação Brasileira de Sommelier. “Esse ano decidimos ampliar a participação realizando uma etapa em Curitiba, cidade que tem um mercado desenvolvido em termos de sommeliers e de cervejarias. As cervejas paranaenses já têm uma importante presença nacional”, explica a diretora do Instituto da Cerveja, Kathia Zanatta.

Para participar, o candidato deve ter mais de 18 anos e ter certificado de Sommelier de Cervejas, em qualquer instituição dentro ou fora do país. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail campeonato@institutodacerveja.com.br, mediante o pagamento de R$ 80. As inscrições vão até domingo (dia 15 de fevereiro).

Além de Curitiba, a primeira etapa da competição – que prevê uma prova teórica – será realizada simultaneamente também em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Blumenau.  A segunda, em 21 de março, em São Paulo, vai definir os 25 finalistas que disputarão o mundial junto com sommeliers do mundo inteiro.

Há também uma terceira etapa, também em São Paulo, em 22 de março, com degustação às cegas entre os cinco melhores especialistas das etapas anteriores. O vencedor da etapa nacional vai ganhar uma viagem para visitar as instalações do Barth-Haas Group, o maior fornecedor mundial de produtos e serviços de lúpulo, que fica na cidade norte-americana de Yakima, em Washington.

 

Campeonato Mundial

Pela primeira vez, em 2015, o Brasil vai sediar o Campeonato Mundial de Sommelier de Cervejas. A competição, que chegou à quarta edição e é realizada a cada dois anos, está marcada para junho: 50 sommeliers de vários países como Alemanhã, Austria, Estados Unidos e Itália disputarão em São Paulo o título de melhor beer sommelier do mundo.

 

 

Compartilhe

8 recomendações para você