Eventos

Competições

Curitibano disputa vaga para mundial entre os melhores bartenders do Brasil

Ex-bartender do +55 vai participar da etapa nacional do Diageo World Class, em São Paulo

por Bom Gourmet, com a colaboração de Amanda Lüder Publicado em 07/05/2017 às 15h
Compartilhe

O ex-bartender dos bares +55 e Tiger Cocktails, Vinícius Kodama, está classificado para a etapa nacional do Diageo World Class, um dos principais campeonatos de coquetelaria do mundo. Kodama ficou entre os nove com a melhor pontuação no Brasil, e vai a nova fase, que acontece no Eataly em São Paulo no dia 6 de julho. Ele é o único representante do Sul do Brasil.

Vinícius Kodama na etapa regional do World Class, que aconteceu no +55Bar em Curitiba. Foto: Jennyfer França

Vinícius Kodama na etapa regional do World Class, que aconteceu no +55 Bar em Curitiba. Foto: Jennyfer França

Desafio

O desafio da etapa nacional ainda não foi passado para os bartenders segundo Kodama. No ano passado, por exemplo, os finalistas só descobriram na hora que deveriam produzir um drink de harmonização. Mas o finalista curitibano afirma que já está se preparando como pode: “tenho o costume de estudar no dia a dia, agora estou pegando mais pesado. Estou estudando principalmente sobre o portfólio da Diageo”.

O vencedor da etapa nacional ganhará o título de melhor bartender do país e garante uma das 50 vagas na etapa mundial, que acontece entre 20 e 25 de agosto, na Cidade do México. Entre os outros oito finalistas estão Jéssica Sanchez, do Vizinho, representando o Rio de Janeiro; Luciano Guimarães, do Pina&Co., de Recife; e Gustavo Guedes, do Nakombi, de Brasília. A etapa nacional ainda conta com cinco bartenders de São Paulo: Diogo Sevilio, do Cozinha 212; Jairo Gama, do The Sailor; Puma Ricardo; Renan Tarantino, do Nakka Jardins; e Ricardo Basseto, do Sheraton WTC.

Na primeira etapa da World Class Competition, Kodama apresentou o “Kanpō Cocktail” que leva Bulleit Bourbon, xarope de gengibre artesanal, sherry simon, maracujá in natura, água de grão de bico e, no topo,  cacau em pó e pólen de flor.

Kanpō Cocktail. Foto: William Massari

Kanpō Cocktail. Foto: William Massari

O bartender, que agora trabalha somente com eventos, participou da etapa regional, realizada no bar +55 em Curitiba, no dia 30 de março. Ele competiu contra outros dois bartenders que atuam em Curitiba: Igor Bispo e Diego Bastos, do Officina Restô Bar. Os três já haviam sido classificados nas fases regionais e nacionais da competição em anos anteriores.

Na etapa regional do campeonato, Kodama apresentou o cocktail "Be My Guest", à base de Bulleit Bourbon, água de grão de bico, suco de abacaxi fresco, bitter infusionado em cacau e café e vermute. Foto: Jennyfer França

Na etapa regional do campeonato, Kodama apresentou o cocktail “Be My Guest”, à base de Bulleit Bourbon, água de grão de bico, suco de abacaxi fresco, bitter infusionado em cacau e café e vermute. Foto: Jennyfer França

O World Class

Promovido pela Diageo, líder mundial na produção de destilados premium – tem como objetivo promover ações para bares, bartenders e o público final para disseminar a cultura da coquetelaria ao redor do mundo.

 

Compartilhe

8 recomendações para você