Pessoas

Competições Senac

Curitibano é prata em concurso de melhor chef do Brasil

Jackson Pasturkzac representou o Paraná em competição promovida pelo Senac. Agora vai participar de seleção para representar o Brasil em prova internacional

por Andrea Torrente Publicado em 09/12/2016 às 18h
Compartilhe
jackson-pasturczak-4_foto-senac-sc

Jackson Pasturczak, 19 anos, conquistou a medalha de prata na competição do Senac. Foto: Divulgação.

O curitibano Jackson Pasturkzac, 19 anos, conquistou a medalha de prata na Prova de Cozinha das Competições Senac de Educação Profissional, realizada em Blumenau, em Santa Catarina, de 4 a 8 de dezembro. A competição reuniu dez alunos com menos de 21 anos do curso de cozinha do Senac de vários estados.

“Cozinhei muito bem e demonstrei organização. Esses foram meus pontos fortes”, comemora Jackson. Durante as provas ele preparou diversos menus que incluíam magret de pato com abobrinha, cenoura e molho agridoce e receitas à base de peixes e frutos do mar, como o salmão na manteiga aromatizada com gnocchi de aspargo.

>>> Gastromotiva forma primeira turma em Curitiba e alunos já estão empregados

>>> Dayse e Marcelo estão na final do MasterChef Profissionais

>>> Laurent Saudeau lança escola de cozinha para jovens carentes no Brasil

“Jackson é um menino muito dedicado, que demonstrou força de vontade e rapidez na execução”, explica Kaio Trevisan, instrutor do Senac que treinou o estudante para a competição. O primeiro colocado foi Gérson Carvalho Nunes, do Rio Grande do Sul. No degrau mais baixo do pódio subiu Danillo Salles, do Maranhão.

vencedores-competicao-senac-chef-de-cozinha-divulgacao

O primeiro classificado Gérson Carvalho Nunes, ao centro, com Jackson Pasturczak à dir e Danillo Salles, à esq. Foto: Divulgação.

Durante os quatros dias de provas, os jovens foram avaliados nas questões de higiene, preparação, apresentação, sabor e textura dos pratos. Foram levadas em conta ainda as questões de sustentabilidade no preparo do alimento. Além da habilidade de cozinhar, eles foram avaliados em aptidões relacionadas à composição do menu, gestão de custos, controle e armazenamento de estoque e gerenciamento do ritmo e fluxo de trabalho de uma equipe de cozinha.

Jackson e Gérson, os dois primeiros classificados na competição, vão participar de uma etapa seletiva no início do próximo ano com alunos dos Institutos Federais. A prova definirá quem representará o Brasil no próximo WorldSkills, concurso internacional que será realizado em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, de 14 a 19 de outubro de 2017.

A competição entre escolas de diversos estados foi lançadas no ano em que o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) completa 70 anos e contou com provas em outras áreas, além da cozinha: teve competição de cabeleireiro, de cuidados da saúde e apoio social, e de serviço de restaurante. Ao todo foram 35 alunos de 16 estados.

Compartilhe

8 recomendações para você