i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Tipos de curry

Entenda a diferença entre curry tailandês e indiano e como prepará-los

Os sabor da iguaria varia de acordo com os ingredientes encontrados na região de cada país

  • PorFlávia Schiochet
  • 14/05/2018 06:00
Entenda a diferença entre curry tailandês e indiano e como prepará-los
| Foto:

Uma mistura de especiarias moídas e picantes, sejam elas secas ou frescas é o que faz um curry. Típicos da cozinha do sudeste asiático, a composição varia de acordo com os ingredientes encontrados na região de cada país e cada cidade pode batizar seu tipo de curry, alterando ingredientes e as proporções entre eles.

Leia também: Ravióli de camarão com molho de curry

Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo
Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

>> Leia também: Nem veganos, nem vegetarianos: agora chegaram os reducetarianos

A regra é uma só, segundo o chef Marcelo Amaral, do restaurante Lagundri: “Se não der aquele calor ao prato, não é curry”, diz, referindo-se à picância. Este calor, no entanto, não vem só da pimenta: dependendo da quantidade, gengibre e alho crus podem fazer o comensal lacrimejar.

Marcelo ensina a receita que aprendeu durante os estudos na Blue Elephant, prestigiada escola de gastronomia da Ásia, e aconselha usar a pasta de curry vermelho em um prato com camarão e abacaxi e servir com uma boa porção de arroz, que ameniza a força do tempero.

Yuri Ogurtsova, chef do Tuk Tuk, ensina o preparo do curry indiano, que é seco, similar ao que é encontrado nas gôndolas do supermercado, com bastante cúrcuma e pimentas secas para temperar frango e legumes e finalizar com leite de coco. No Tuk Tuk, a mistura, que é feita no restaurante, é usada para temperar uma sobremesa de banana com ganache de chocolate.

A base para o curry tailandês é de ingredientes frescos, como alho, gengibre e raiz de coentro, enquanto na Índia, são grãos e sementes secas trituradas. O cuidado é na hora de começar o prato que será temperado: se queimar o tempero, amarga todo o preparo e é melhor começar de novo.

Curry indiano express

Trituradas, as especiarias perdem aromas rapidamente. O chef Yuri aconselha deixar todos os ingredientes em grão tostados e guardados para processá-los apenas na hora de usar.

As cores do curry tailandês

São três cores as mais fáceis de encontrar: a vermelha leva pimenta dedo-de-moça madura e cebola roxa. A amarela, cebola branca e cúrcuma. No verde, a pimenta dedo-de-moça é usada verde.

LEIA MAIS

Marcelo Amaral ensina o Curry da Encosta
Chef 5 Estrelas do Bom Gourmet vai ao Marrocos em busca de temperos

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.