Receitas & Pratos

Natal

Dê mais sabor aos clássicos natalinos

Garanta o sucesso da ceia com um toque de chef em pratos tradicionais

por Andrea Torrente Publicado em 03/12/2014 às 23h
Compartilhe
Peru preparado pela chef Camila Kaminski. Foto: Alexandre Mazzo/Gazeta do Povo

Peru preparado pela chef Camila Kaminski. Foto: Alexandre Mazzo/Gazeta do Povo

A festa mais saborosa do ano é sinônimo de união e tradição. Enquanto a família se junta à mesa para celebrar o Natal, da cozinha sai o cheiro daqueles pratos que, além de relembrarem a infância, não podem ficar de fora da ceia. E mesmo que se prepare os clássicos, alguns truques fazem a diferença. Para você se inspirar, o Bom Gourmet pediu para quatro cozinheiros prepararem um me nu natalino com alguns dos pratos tradicionais presentes em muitas mesas brasileiras.

Algumas dicas simples podem tornar mais saboroso o singelo sal- picão. O chef Pedro Calacans, do L’Adore Gourmet, recomenda grelhar o frango (ao invés de cozinhar) para deixar a carne suculenta. Outra dica é refogar os pimentões para tirar a acidez e fazer um preparo mais delicado.

Já que variedade é o que não pode faltar, porque não começar com uma entrada leve e colorida? A sa- lada do chef Augusto Carvalho, do Bourbon Curitiba, é servida em uma casquinha de parmesão e tem mistura de folhas, lascas de manga, queijo brie e vinagrete de nozes. “O gorgonzola também é uma ótima opção, assim como outras frutas da época, como morango e kiwi”, diz .

Na hora de preparar o peru, a chef Camila Kaminski, do Empório Kaminski, recomenda usar a marinada à base de vinho branco, suco de limão e mostarda Dijon, tanto para rechear a ave quanto para pincelar a carne. “O segredo é levantar a pele e espalmar bem os temperos na carne, assim ficará mais macia.” O tender glaceado, do chef Flávio Frenkel, do Anis Gastronomia, é uma daquelas receitas que com cer- teza vai surpreender a família. O chef ensina como preparar a parte superior do pernil de porco. Quando comprado cru, o processo demanda quatro dias, incluindo a cura e a defumação. “O resultado é um tender como era feito antigamente, sem adição de elemento químico e com um sabor único”, garante. Mas você também pode comprar ele pronto, reforçar o glaceado e incrementar com alguns temperos.

 Veja as receitas:

 

***

Serviço

Agapanthus. Rua Augusto Stresser, 1133, Alto da XV – (41) 3013 3940.

Bergerson Presentes. Alameda Pres. Taunay, 45, Batel -(41) 3304-4426.

Tags: ceia especiais
Compartilhe

8 recomendações para você