• Carregando...

Os endereços já foram muitos, mas o verdadeiro Bozzi (como é identificado na tabuleta do restaurante) agora está no Batel, na Rua Coronel Dulcídio, 176.

Discreto na fachada, esse novo endereço tem capacidade para 60 lugares. No ambiente arejado, as mesas são bem distribuídas e com um bom espaçamento, para que os pedaços de caranguejo não cheguem até o vizinho após uma martelada mais desajeitada. O bate-bate do martelo também não incomoda. Ninguém invade o espaço de ninguém. O ruído é até divertido. Comer caranguejo é um programa diferente.

De propriedade de Dorceles Bozzi, a Caranguejo & Cia é uma das casas mais tradicionais de Curitiba. O empresário há mais de 20 anos trabalha com o crustáceo. O início foi na Rua Conselheiro Dantas e funcionava o ano inteiro. Com a proibição do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) de catar caranguejo em determinado período do ano, Bozzi restringiu a abertura da casa somente aos meses em que a coleta é liberada. Compromissado com o período, o empresário conta que “esse cardápio” vai até dia 15 de março e tem novidade: o caranguejo chileno, que pesa cerca de dois quilos.

O destrinchar

A procura por caranguejo é muito grande, e mesmo com o estardalhaço que se faz para come-lo, Bozzi conta que as mulheres são as maiores fãs. Alguns clientes executam a operação “destrincha”, com maestria que dá gosto de ver. Outros encontram um pouco de dificuldade, mas nem por isso deixam de saborear o caranguejo, que vem acompanhado de salada de cebola, salada de tomate, salada de feijão cavalo, salada de pepino, farinha, molho de alho e molho à vi-nagrete.

Além de fornecedores do Paraná, o restaurante também compra caranguejo de fornecedores de Santa Catarina, para poder atender à demanda. “Ninguém vem aqui para comer um caranguejo, quase sempre é uma dúzia”.

Assim que o crustáceo chega ao restaurante ele é escovado um a um, e quando vai à mesa é servido sem a cabeça, onde está a gordura. Mas Bozzi lembra que tem uma clientela que liga fazendo reserva e solicitando o caranguejo com cabeça, já que “é tudo uma questão de gosto”.

O preço é R$ 29,50 por pessoa e o caranguejo é servido à vontade (já teve cliente que comeu até quatro dúzias). Já o caranguejo chileno, com cerca de dois quilos, custa R$ 180 a unidade.

Para acompanhar a indicação e uma cerveja bem gelada ou a tradicional caipirinha.

Serviço: Caranguejo & Cia ‘”Bozzi o verdadeiro” – Rua Coronel Dulcídio, 176. Abre de segunda a sábado, a partir das 18h30. Capacidade para 60 pessoas, aceita cartões. Informações e reservas pelo fone (41) 3322-5797.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]