• Carregando...

Depois de mais de três meses e quase 600 receitas inscritas, o Desafio do Chef está com seu time de finalistas completo. As duas últimas vagas foram preenchidas por Giovana Alegre e Josiane Basso, classificadas na semifinal destinada aos pratos com carne vermelha. Elas e outros dois finalistas executaram suas receitas para o chef e professor do Centro Europeu Alexandre Bressanelli no último dia 8 de julho e levaram a melhor.

Giovana, que é consultora de beleza, fez um carré de cordeiro com purê de batata-salsa (também conhecida como mandioquinha) enquanto a jornalista Josiane apostou na fraldinha com miga e molho de cachaça. A primeira agradou ao chef por conta da carne em seu ponto ideal, harmonia de sabores e boa apresentação no prato, e a segunda impressionou pela boa combinação de características contrastantes. “O adocicado da batata-salsa tem tudo a ver com a carne de cordeiro e os sabores casaram bem com o molho de cerveja preta que foi servido junto. Já o prato da Josiane misturou a suculência da carne com a farinha de miga e sal grosso, que são crocantes. As duas escolheram bem as receitas”, explica Bressanelli.

Giovana conta que pensou bastante na hora de se inscrever no concurso. “O mais curioso é que eu não gosto muito de carré de cordeiro, mas é um prato que acredito que sei executar bem e que, normalmente, agrada muito as pessoas. Por isso foi o prato que elegi para inscrever”, afirma ela. Já Josiane diz ter encontrado na gastronomia um dos seus hobbies preferidos. Ela se descreve como “fã de carnes vermelhas” e, por isso, uma curiosa na hora de inventar novos preparos com o ingrediente – foi assim que surgiu a receita inscrita por ela. “A fraldinha recheada vem acompanhada de farinha de miga, uma espécie de farinha feita à base de pão torrado, acho que combina bastante”, diz.

Avaliação

Os oito finalistas do Desafio do Chef irão participar, nos próximos dias, do grand finale do concurso: eles terão de cozinhar para uma banca de jurados que vai escolher a melhor das receitas. Cada um deles será avaliado de acordo com o sabor dos pratos preparados, criatividade, organização e apresentação.

O campeão sai da disputa com um curso de Chef de Cuisine – Restauranteur do Centro Europeu (duração de 12 meses), um kit de panelas da francesa Le Creuset e seu peso em vinho fornecido pela importadora Porto a Porto. Todos os finalistas levam uma cesta de produtos Paganini e o livro Cozinha Italiana – O Melhor de Cada Região, editado pelo Centro Europeu e considerado um dos melhores do mundo na área.

O anúncio do vencedor do concurso você confere na edição de agosto do Bom Gourmet.

* * * * *

* * * * * *

Abaixo, veja o vídeo de agradecimento do chef Alexandre Bressanelli

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]