Eventos

Concurso

Desafio do Chef: chegou a hora da grande final!

Os oito aspirantes a chefs irão cozinhar para uma banca de jurados que elegerão a melhor receita

por Marina Fabri Publicado em 21/07/2011 às 00h
Compartilhe

Receitas

Confira as receitas finalistas do Desafio do Chef:

Fraldinha com miga ao molho roti

Carré de cordeiro com redução de cerveja preta e purê de mandioquinha

Os finalistas

Conheça os vencedores de cada uma das etapas do Desafio, que irão concorrer na grande final:

Entradas e antepastos

Fernanda Zacarias: mille fogli.

Francisco Garbi Elias: torre de carpaccio de pupunha com camarões e mousse de camarão.

Massas e risotos

Dulce Maria Cardoso: tagliatelle com molho de nozes torradas.

Deborah Koliski Vons: ristoto de cevada com mix de legumes ao merquén e queijo coalho caramelizado com melado.

Carnes brancas

Nícia Jansen Pereira:bacalhau com fondue de queijo

José Carlos Farah:truta na fraldinha.

Carnes vermelhas

Giovana Alegre: carré de cordeiro com redução de cerveja preta e purê de mandioquinha.

Josiane Basso: fraldinha com miga ao molho roti.

Depois de mais de três meses e quase 600 receitas inscritas, o Desafio do Chef está com seu time de finalistas completo. As duas últimas vagas foram preenchidas por Giovana Alegre e Josiane Basso, classificadas na semifinal destinada aos pratos com carne vermelha. Elas e outros dois finalistas executaram suas receitas para o chef e professor do Centro Europeu Alexandre Bressanelli no último dia 8 de julho e levaram a melhor.

Giovana, que é consultora de beleza, fez um carré de cordeiro com purê de batata-salsa (também conhecida como mandioquinha) enquanto a jornalista Josiane apostou na fraldinha com miga e molho de cachaça. A primeira agradou ao chef por conta da carne em seu ponto ideal, harmonia de sabores e boa apresentação no prato, e a segunda impressionou pela boa combinação de características contrastantes. “O adocicado da batata-salsa tem tudo a ver com a carne de cordeiro e os sabores casaram bem com o molho de cerveja preta que foi servido junto. Já o prato da Josiane misturou a suculência da carne com a farinha de miga e sal grosso, que são crocantes. As duas escolheram bem as receitas”, explica Bressanelli.

Giovana conta que pensou bastante na hora de se inscrever no concurso. “O mais curioso é que eu não gosto muito de carré de cordeiro, mas é um prato que acredito que sei executar bem e que, normalmente, agrada muito as pessoas. Por isso foi o prato que elegi para inscrever”, afirma ela. Já Josiane diz ter encontrado na gastronomia um dos seus hobbies preferidos. Ela se descreve como “fã de carnes vermelhas” e, por isso, uma curiosa na hora de inventar novos preparos com o ingrediente – foi assim que surgiu a receita inscrita por ela. “A fraldinha recheada vem acompanhada de farinha de miga, uma espécie de farinha feita à base de pão torrado, acho que combina bastante”, diz.

Avaliação

Os oito finalistas do Desafio do Chef irão participar, nos próximos dias, do grand finale do concurso: eles terão de cozinhar para uma banca de jurados que vai escolher a melhor das receitas. Cada um deles será avaliado de acordo com o sabor dos pratos preparados, criatividade, organização e apresentação.

O campeão sai da disputa com um curso de Chef de Cuisine – Restauranteur do Centro Europeu (duração de 12 meses), um kit de panelas da francesa Le Creuset e seu peso em vinho fornecido pela importadora Porto a Porto. Todos os finalistas levam uma cesta de produtos Paganini e o livro Cozinha Italiana – O Melhor de Cada Região, editado pelo Centro Europeu e considerado um dos melhores do mundo na área.

O anúncio do vencedor do concurso você confere na edição de agosto do Bom Gourmet.

* * * * *

* * * * * *

Abaixo, veja o vídeo de agradecimento do chef Alexandre Bressanelli

Compartilhe

8 recomendações para você