• Carregando...

A saquê sommelière Yasmin Yonashiro esteve em Curitiba, no dia 4 de outubro, para apresentar a nova aposta da fabricante Diageo: o saquê Jun Daiti, que em uma tradução livre quer dizer bebida pura da grande terra.

A empresa escolheu o Brasil para ter o primeiro rótulo da bebida em todo o mundo por ser um mercado que cresce 30% ao ano. Fato estratégico também por concentramos o maior número de japoneses fora do Japão.

O processo de produção leva, em média, seis meses e, ao contrário do vinho, quanto mais jovem melhor. Produzido no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, e envasado em solo brasileiro, possui teor alcoólico de 14%.

Yasmin, simpática e hospitaleira, tem muito da cultura japonesa. Além dos traços herdados dos pais, fala a língua quase fluentemente e possui muitos costumes intrínsecos. Começou a estudar o saquê aos 18 anos. No auge dos seus 24 anos, já fez cursos fora do país e agora se prepara para embarcar para a terra do sol nascente pela primeira vez.

Ela concedeu entrevista ao Bom Gourmet durante o evento.

O que significa a palavra saquê?

Saquê quer dizer “(qualquer)bebida com mais de 1% de teor alcoólico”. Cada tipo de preparo a partir do arroz recebe um nome diferente na língua japonesa. Porém, por ser mais fácil, convencionou-se usar a palavra ‘saquê’ no resto do mundo para definir a bebida que no Japão se chama nihon-shu. Se você for para lá e pedir um saquê, muito provavelmente não receberá o que está esperando.

Qual é a origem da bebida?

Até hoje há uma briga entre o Japão e a China para saber onde se deu a origem do saquê. Mas o primeiro é datado por volta de 300 anos antes de Cristo. Ele era em formato de pasta que mulheres virgens mascavam, a partir das folhas de arroz.

Há mais de um tipo de saquê?

Existe gaseificado, sem gás, com acréscimo de água, mais forte, mais suave e envelhecido. Cada um deles depende do tipo de arroz que origina a bebida. O grão usado é diferente daquele que comemos.

O Jun Daiti é classificado como?

A nomenclatura japonesa é junmai. Ele possui uma característica mais suave e, por isso, deve agradar mais os brasileiros.

Quais são as formas de bebê-lo?

A temperatura de consumo, por exemplo, varia entre 5 a 50 graus C. Cada estágio possui um sabor completamente diferente. É possível também misturá-lo com frutas, desde kiwi até morango ou outras frutas vermelhas. Esta combinação é muito comum na caipisaquê (espécie de caipirinha feita com a bebida). Até drinques podem ser feitos com o saquê. A única impossibilidade é misturar com limão. Esta combinação faz com que ele se torne amargo, o que leva muitas pessoas a dizerem que não gostam da bebida.

* * *

Serviço

O saquê Jun Daiti é vendido em supermercados e casas noturnas com o preço sugerido de R$ 21,90.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]