• Carregando...

O sucesso de uma recepção depende da qualidade do cardápio e também da forma como ele é apresentado e servido. Para alguns pratos, por exemplo, são necessários talheres específicos. Um faqueiro completo tem, em média, dez tipos de talheres. Karla Petrelli é consultora de etiqueta e explica que a principal dica é saber combinar as peças sem errar a posição de cada uma na mesa.

Um jogo de garfos e facas grandes (também conhecidos como “de mesa”) são indispensáveis, pois são normalmente usados para servir o prato principal. Colheres de sopa e sobremesa e garfos pequenos também são requisitados. “Talheres menores são versáteis e podem ser utilizados em várias refeições como cafés e brunchs”, diz Karla.

No caso das massas há uma controvérsia. Os italianos costumam usar uma colher de sopa para auxiliar na hora de enrolar. “A recomendação, de acordo com a etiqueta, é usar apenas o garfo e jamais cortar a massa.”

Há ainda talheres pouco usados, mas úteis. É o caso dos garfos e facas para peixe, comuns em recepções formais. “É freqüente ter um peixe logo após a salada”. Para identificar os talheres de peixe basta ver os detalhes. A faca não tem serra, sendo semelhante a uma espátula. O garfo é mais largo que o de mesa e costuma ter um recorte antes do início dos dentes. Para quem não dispõe de todos os talheres e deseja completar o faqueiro, é possível encontrá-los à venda separadamente.

Mas não há regras apenas para o anfitrião. Um convidado também precisa saber se portar à mesa. Quanto ao uso dos talheres, a principal recomendação é a ordem. “O primeiro talher a ser usado será sempre o que estiver mais distante do prato”, diz a consultora. Posicionar o dedo indicador sobre o garfo e faca ajuda a dar firmeza no momento de cortar. Ao terminar a refeição deve-se colocar os talheres com os cabos voltados ao usuário, de forma que eles fiquem paralelos entre si e no centro do prato.

* * * * * *

Serviço

Para a matéria também foi consultado o livro Etiqueta sem frescura, de Cláudia Matarazzo – Editora Melhoramentos. A produção da mesa foi feita pela Bergerson Presentes – (41) 3304-4423.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]