Produtos & Ingredientes

  • Patrocinado por: Paganini
Especial Patrocinado

Comemore o Dia Mundial da Massa com muito sabor

A data é festejada no mundo todo em 25 de outubro. Conheça os tipos de macarrão e os molhos mais indicados para cada um deles

por GPBC Publicado em 23/10/2018 às 11h
Compartilhe

A massa é um dos pratos mais apreciados no mundo inteiro. Seja por seu preparo ou pelo seu sabor incomparável e de fácil combinação, o prato é sempre uma boa opção tanto para o dia a dia quanto para datas especiais. Outro ponto a favor da iguaria é sua versatilidade, que pode ser combinada com diferentes molhos e recheios.

A data em comemoração ao ingrediente surgiu durante o Congresso Mundial da Pasta em Roma, na Itália, em 1995. O evento reuniu os principais fabricantes de massa de todo o mundo e instituiu o dia 25 de outubro como o Dia Mundial da Pasta.

Com tantas opções disponíveis no mercado, nem sempre é fácil saber qual molho é o mais indicado para tal tipo de massa. “Mais do que acertar a combinação do macarrão com o molho é importante adequar o tipo de massa ao paladar de cada um”, explica Rafael Gonçalves, chef da Cantina do Délio e membro da Federação Italiana de Chefs (FIC). “O que de fato vai fazer a diferença no prato é a textura da massa, a composição dos ingredientes e os sabores colocados em cada preparo. Algumas massas combinam melhor com certos molhos que outras, mas isso também pode variar de acordo com o gosto de quem está cozinhando”, completa o chef.

Al dente!

Massa al dente

Ponto da massa depende do ponto de cozimento e cada formato tem o seu. Fotos: Bistock

Respeitar o tempo de cozimento de cada tipo de massa também vai influenciar no resultado final do prato.  A massa de grano duro é mais recomendada para conseguir o tal ponto al dente, pois o trigo utilizado na sua composição (Triticum durum)  a deixa mais dura e elástica. Quando cozida, a massa fica levemente macia, mas ainda apresenta uma certa resistência quando é mordida. Cada tipo de massa precisa de um tempo diferente para chegar ao ponto. Tudo dependerá do tamanho e da espessura.  “É indispensável seguir o tempo determinado na embalagem para deixá-la com mais sabor, o tal al dente. Se o tempo indicado passar muito, a massa cozinha demais e perde a textura que deveria ter. O resultado pode ficar comprometido”, alerta Rafael.

A dica de ouro do chef para o preparo de uma massa verdadeiramente italiana  al dente é finalizar o cozimento do macarrão dentro do molho. Para não errar, o chef sugere colocar duas conchas do molho em uma panela grande e acrescentar o macarrão já cozido, mas ainda faltando 1 minutinho. “Mexa bem, até que todos os ingredientes estejam incorporados. Depois, coloque mais molho na panela e misture novamente. “Isso faz toda a diferença na textura e no sabor da massa que está sendo servida”, afirma o chef Rafael. O prato pode ser finalizado com temperos frescos e queijo da sua preferência.

>>Dicas para cozinhar massa como um italiano

O ponto al dente é  quando a massa já está cozida, levemente macia, mas apresenta uma certa resistência quando é mordida.

Tipos de massa

Em geral, os tipos de macarrão dividem-se em dois grupos: massas longas ou massas curtas. As massas longas costumam ter mais de 10 centímetros de comprimento e textura mais fina Entre elas estão o linguine e o spaghetti, por exemplo. As massas curtas, de textura mais grossa, são menores como penne rigate, fusilli e rigatoni.

Molhos

Os molhos encorpados e cremosos são aqueles que levam como base em sua composição alguma gordura como queijo, manteiga ou creme de leite fresco. Alguns exemplos são bolonhesa, carbonara, alfredo, primavera, ragu, quatro queijos e funghi. Já os molhos líquidos são os que têm como base algum vegetal ou fruta. Exemplos: molho pomodoro, sugo, pesto, e frutos do mar.

Leia também: Variedades do molho vermelho

A seguir, confira os tipos de massas e quais molhos são indicados para cada formato. Mas lembre-se: o que conta mesmo, é o seu gosto!

  • Patrocinado por:
  • Produzido por:

Conteúdo de responsabilidade do anunciante.

Compartilhe

8 recomendações para você