Receitas & Pratos

Técnica

Aprenda 4 incríveis coberturas de bolo de chocolate

Teste as receitas da chef pâtissière Karyne Iancóski da Bazar Doce Pâtisserie

por Priscila Bueno, especial para a Gazeta do Povo Publicado em 01/05/2018 às 15h
Compartilhe

1. Durinha

Imprescindível para o bolo de cenoura, a calda que fica durinha depois de seca tem seus segredos. “A proporção de açúcar é o dobro do achocolatado”, explica Karyne. O fato de mexer bem – cerca de dois minutos – o açúcar, a manteiga, o achocolatado e o leite também ajuda a açucarar a calda. Outra dica é derramá-la logo em seguida sobre o bolo. “Se deixar descansar, ele pode endurecer”, diz. Nessa receita, até é permitido usar margarina. Mas o ideal é usar manteiga por causa do sabor.

2. Açucarada

Quem gosta daquele cobertura açucarada que vai em cima de bolos cítricos, como o de limão, vai se surpreender com essa. Karyne mistura uma xícara de açúcar impalpável (à venda em lojas para confeiteiros), uma colher de cacau em pó e cerca de 3 colheres de leite até formar uma pastinha mole. Logo em seguida derrame-a sobre o bolo. Ela explica que o açúcar impalpável, como tem amido de milho, confere mais brilho à cobertura.

3. Brigadeiro

Queridinho entre os doces, o brigadeiro também vai muito bem como cobertura. Prepará-lo é muito simples. A chef diz que acrescenta uma caixinha de creme de leite para ele ficar mais molinho. Outro segredo que dá ainda mais sabor é colocar 100 g de chocolate meio amargo. Ela usa as seguintes proporções: uma lata de leite condensado, uma de creme de leite, 5 colheres de chocolate em pó, uma colher de manteiga e 100g de chocolate meio amargo tudo junto na panela e apura no fogo.

4. Ganache

A receita nada mais é do que chocolate e creme de leite. Para não errar, coloque os dois juntos no micro-ondas até derreter – a cada minuto, tire e mexa. Se a ideia é usar a ganache mais molinha, use partes iguais de chocolate e creme de leite. Para deixá-lo mais firme, use o dobro de chocolate para o creme de leite. Se você usar a espátula ou bico de confeiteiro, deixe-o descansar por seis horas. Pode ficar fora da geladeira, mas para maior segurança alimentar, use o creme de leite UHT (de caixinha).

Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

Compartilhe

8 recomendações para você