i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Técnica

Aprenda 4 incríveis coberturas de bolo de chocolate

Teste as receitas da chef pâtissière Karyne Iancóski

  • PorPriscila Bueno, especial para a Gazeta do Povo
  • 01/05/2018 12:00
A ganache pede Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
A ganache pede Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo| Foto:

1. Durinha

Imprescindível para o bolo de cenoura, a calda que fica durinha depois de seca tem seus segredos. “A proporção de açúcar é o dobro do achocolatado”, explica Karyne. O fato de mexer bem – cerca de dois minutos – o açúcar, a manteiga, o achocolatado e o leite também ajuda a açucarar a calda. Outra dica é derramá-la logo em seguida sobre o bolo. “Se deixar descansar, ele pode endurecer”, diz. Nessa receita, até é permitido usar margarina. Mas o ideal é usar manteiga por causa do sabor.

>> Aprenda a fazer 3 versões de pipoca doce com caramelo

2. Açucarada

Quem gosta daquele cobertura açucarada que vai em cima de bolos cítricos, como o de limão, vai se surpreender com essa. Karyne mistura uma xícara de açúcar impalpável (à venda em lojas para confeiteiros), uma colher de cacau em pó e cerca de 3 colheres de leite até formar uma pastinha mole. Logo em seguida derrame-a sobre o bolo. Ela explica que o açúcar impalpável, como tem amido de milho, confere mais brilho à cobertura.

3. Brigadeiro

Queridinho entre os doces, o brigadeiro também vai muito bem como cobertura. Prepará-lo é muito simples. A chef diz que acrescenta uma caixinha de creme de leite para ele ficar mais molinho. Outro segredo que dá ainda mais sabor é colocar 100 g de chocolate meio amargo. Ela usa as seguintes proporções: uma lata de leite condensado, uma de creme de leite, 5 colheres de chocolate em pó, uma colher de manteiga e 100g de chocolate meio amargo tudo junto na panela e apura no fogo.

>> Dengo vende chocolate de alta qualidade a granel com ingredientes brasileiros

4. Ganache

A receita nada mais é do que chocolate e creme de leite. Para não errar, coloque os dois juntos no micro-ondas até derreter – a cada minuto, tire e mexa. Se a ideia é usar a ganache mais molinha, use partes iguais de chocolate e creme de leite. Para deixá-lo mais firme, use o dobro de chocolate para o creme de leite. Se você usar a espátula ou bico de confeiteiro, deixe-o descansar por seis horas. Pode ficar fora da geladeira, mas para maior segurança alimentar, use o creme de leite UHT (de caixinha).

Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

VEJA TAMBÉM


Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.