Produtos & Ingredientes

11 dicas simples para descomplicar a vida na cozinha

Truques práticos para descascar alho e tomates, untar formas e reaproveitar o pão velho facilitam o preparo de pratos e economizam tempo

por Bom Gourmet Publicado em 25/07/2016 às 17h
Compartilhe

Descascar tomates ou dentes de alho, untar formas e organizar a geladeira. Todas são tarefas relativamente simples. Mas não seria muito mais fácil se houvesse uma maneira de pular essas etapas na cozinha? Nunca mais os dedos ficariam com cheiro de alho, o balcão cheio de farinha ou a geladeira uma bagunça.

>>> Gastronomia é arte? O chef Washington Silveira responde

>>> Conheça os morangos com creme servidos em Wimbledon

>>> 5 modelos estilosos de aparelho de fondue

Um sonho, não é? Não. Na verdade, é realidade. Com alguns truques simples, a vida na cozinha pode ficar muito mais descomplicada e prática. O Bom Gourmet listou 11 dicas para economizar tempo, manter a organização e a limpeza e conservar os alimentos por mais tempo. Veja:

 

1.    Untar a forma com papel toalha

Foto: Pinterest

Foto: Pinterest

Chega de bagunça para assar bolo. Utilizando apenas um papel toalha, você pode abandonar a manteiga e a farinha para untar formas, técnica que acaba lambuzando tudo e fazendo uma sujeira. É superfácil: quando a massa do bolo ou do pão estiver pronta, forre a forma com papel toalha, sem deixar brechas. Despeje a massa na forma e asse. Coloque sem medo: o papel não vai queimar! Para desenformar, o processo é simples. Vire o bolo para baixo e retire as folhas de papel. A impressão que dá é que elas ficarão grudadas, mas na verdade o papel descola facilmente. Você terá um bolo perfeito e uma forma limpinha!

 ***

2.    Molho de tomate fresco sem estresse

Foto: Reprodução Youtube

Foto: Reprodução Youtube/Mad Genious Tips

A ideia de preparar um molho de tomate fresco é normalmente descartada por conta do trabalho de prepará-lo. Mas essa dica vai acabar com as desculpas para comprar o molho pronto. Tudo que você precisa, além de tomates, é uma faca, um ralador e uma tigela. Coloque o ralador dentro da tigela. Corte o tomate ao meio, posicione o lado cortado no ralador e rale. Essa técnica descasca o tomate automaticamente e, após ralar toda a metade, o que sobra é somente a casca da fruta e o molho fresco, prontinho, dentro da tigela. Para dar sabor, tempere com sal, azeite de oliva e um pouco de pimenta-do-reino.

 ***

3.    Descascando tomate

Foto: Pinterest

Foto: Pinterest

Outra técnica, que facilita (e muito!) na hora de descascar o tomate: distribua-os em uma forma e leve ao forno a 250° C por cinco minutos, tempo suficiente para a casca ficar enrugada. Depois de retirar do forno é só puxar a casca e ela descolará facilmente. E o melhor: o tomate fica intacto.

 ***

4.    Saladas frescas por mais tempo

Foto: arbyreed via Visual hunt / CC BY-NC-SA

Foto: arbyreed via Visual hunt / CC BY-NC-SA

Suas folhas de salada parecem ficar velhas em poucos dias? Essa dica vai mantê-las frescas por mais tempo. Coloque as folhas dentro de um saco de plástico, assopre e feche-o bem com um nó. O dióxido de carbono ajudará a preservar o frescor da salada.

 ***

5.    Garrafas organizadas na geladeira

Foto: muteboy via VisualHunt / CC BY-NC-SA

Foto: muteboy via VisualHunt / CC BY-NC-SA

O caos da sua geladeira está com os dias contados. Chega de garrafas caindo em cima de potes ou amassando as frutas. Esse método vai ajudar a mantê-las juntas, sem deslizar pelas prateleiras. Tudo que você precisa é de um grampo de folhas grande. Prenda-o na grade da prateleira. Ele impedirá que as garrafas se movimentem.

 ***

6.    Não tem pão velho

Foto: Nicola since 1972 via Visualhunt.com / CC BY

Foto: Nicola since 1972 via Visualhunt.com / CC BY

Acordou e percebeu que só tem um pão velho, borrachudo e sem crocância para comer no café da manhã? Não se preocupe. Com essa dica, seu pão vai ficar parecendo fresquinho novamente. Passe o pão rapidamente na água corrente da torneira. Em seguida, leve-o ao forno a 200 ° C, por 5 a 7 minutos. Depois desse procedimento, o pão estará crocante, quentinho e saboroso.

 ***

7.    Vácuo em um instante

As carnes nunca ficam embaladas em vácuo total no saco plástico, por mais que você se esforce pra expulsar o ar dali? Olhe só esse truque: coloque a peça de carne (ou outro alimento desejado) dentro de um saco plástico com fecho. Deslize-o quase até o fim, deixando um espaço aberto de aproximadamente 2 cm. Mergulhe o saco lentamente em uma tigela grande com água, até a boca (cuidado para não deixar a água entrar no espaço aberto). À medida que mergulhar o saco, enrole-o. Quando estiver inteiro dentro d’água (menos a extremidade com o fecho), deslize o restante do zíper. O alimento estará completamente embalado a vácuo e será preservado pelo dobro do tempo.

 ***

8.    Kiwi e manga descascados

Se você adora frutas, mas sempre tem preguiça de descascá-las, vai adorar essa dica. Corte o kiwi ou a manga verticalmente. Pegue uma metade e apoie na borda de um copo. Pressione enquanto puxa a fruta para baixo. A fruta cairá dentro do copo e a casca ficará na sua mão. Faça o mesmo com a outra metade.

 ***

9.    Claras e gemas separadas

via GIPHY

Em várias receitas do dia a dia é preciso separar a gema da clara do ovo. Uma maneira de tornar esse procedimento mais simples e prático é utilizar uma garrafa pet. Quebre o ovo e despeje-o em um prato fundo. Então, aperte levemente a garrafa e encoste a boca em cima da gema do ovo, desapertando devagar. A pressão do ar puxará a gema para dentro da garrafa. Quando isso acontecer, vire-a e você terá as duas partes do ovo separadas.

 ***

10. Adeus, casca de alho

via GIPHY

Alho é um ingrediente básico e essencial para a culinária brasileira. Descascá-los não é difícil, mas muitas vezes as mãos ficam com o cheiro característico do ingrediente. Essa dica facilita muito o processo, que, a partir de agora, vai levar segundos. Coloque o alho inteiro em um pote de vidro. Tampe-o e agite cerca de dez vezes. A casca vai cair e os dentes ficarão separados. Retire as cascas e agite novamente. A casca dos dentes se soltará. Fácil, né?

 ***

11. Batatas descascadas

via GIPHY

Batatas são versáteis e ficam deliciosas de várias formas. Descascá-las pode ser uma tarefa um pouco chata, mas, utilizando essa dica, o procedimento vai ficar muito fácil. Apoie uma faca na batata horizontalmente. Gire a batata e você terá um corte superficial. Coloque-a na água para cozinhar normalmente. Tire da panela, puxe a casca dos dois lados e ela sairá facilmente. Além de poupar tempo, você ficará com uma batata ainda mais saborosa.

Compartilhe

8 recomendações para você