• Carregando...

Quem puxa aos seus não degenera. Filho de peixe, peixinho é. Tal pai, tal filho. São muitos os ditos ou provérbios que se referem às qualidades e as habilidades que se perpetuam em algumas famílias. Em incontáveis delas encontramos exemplos de profissões que se repetem a cada geração. Na área da gastronomia, bons exemplos são encontrados na França e na Espanha, com três ou mais gerações “pilotando” um fogão e dando fama a restaurantes lendários. Em Curitiba, temos duas famílias em que culinária, cardápios, pratos tradicionais ou inovações inusitadas, carnes, garçons, cozinheiros, temperos, panelas, e, principalmente, a arte de bem servir parecem estar no sangue. Tanto que os conhecimentos são transmitidos com facilidade, atravessando décadas.

Confira as histórias dessas duas tradicionais famílias da gastronomia curitibana:

Os Mehl

Na década de 1920, os irmãos Affonso e Leopoldo começaram no metiér trabalhando como garçons na Confeitaria e Bar Stuart, de José Richert.

Já como proprietários do Stuart, o segundo endereço foi o prédio de n.º 130, da Avenida João Pessoa (hoje Luiz Xavier). Em janeiro de 1939, os dois Mehl, então casados com duas irmãs, Zaira e Oliva/Dibe Abrahão, de ascendência italiana/materna e síria/paterna, registraram na Junta Comercial do Paraná uma firma (no endereço acima citado) com a razão social de Affonso Mehl e Irmão.

Quando o proprietário Arthur Hauer, em 1953, resolveu demolir o prédio por eles ocupado, a confeitaria e bar foi, provisariamente, para a esquina da Praça Osório com Alameda Cabral. Ganhando uma palavra a mais em seu nome, passou a ser também sorveteria, e em máquinas manuais, suas esposas (hoje viúvas) faziam variados sabores de sorvetes, além de empadas, pastéis, bolos e outros petiscos.

Em 1958, quando o Edifício Hauer ficou pronto, Leopoldo e Dibe instalaram em seu primeiro andar o Restaurante e Confeitaria Iguaçu e já não eram mais proprietários do Stuart. Ali funcionou até 1992, um ano depois da morte de Leopoldo Mehl. Seu filho João Jacob, que tinha praticamente nascido dentro de um restaurante – embora formado em Direito e Administração – já comandava, desde 1977, o Buffet Ilha do Mehl – uma das primeiras casas de eventos de Curitiba – sucesso até os dias de hoje. Tanto que, em recente promoção da jornalista Gloria Carneiro Bertin, mereceu o 1.º lugar na categoria “Buffet para Festas Tradicionais”.

Continuando a tradição, suas três filhas mais velhas trabalham no Ilha. Hoje, Ana Luiza Mehl Pasqual é diretora administrativa da empresa, onde sua irmã mais moça, Luiza Helena Mehl, exerce o trabalho de nutricionista.

Os Amatuzzi

Em 1925, quando ainda não se sabia o que era fast food e, no vai-vem da Rua XV, moças elegantes flertavam com rapazes de chápeu, Heitor Amatuzzi Junior, com apenas 12 anos, começou a trabalhar no Bar Mignon, aberto por seu pai. Lá assistiu à criação, por sua mãe, da novidade que era o sanduíche de pernil com verde (salsa e cebolinha picados) e, que ainda hoje, continua a deliciar paladares. Pioneiro no funcionamento 24 horas, o bar não tinha portas – e todos por lá entravam: políticos como Manoel Ribas ou Plinio Salgado, artistas como Araci de Almeida, poetas como Paulo Leminski – que escrevia compulsivamente, até no mármore da mesa, e Heitor deu-lhe de presente um grande bloco, que dias depois estava recheado de poemas.

Como a história se repete, seu filho Luciano, com 13 anos, passou a ajudar no atendimento aos clientes. Desde 1978, é ele quem está à frente do Bar e Restaurante Pote Chopp, aberto por Heitor Amatuzzi na década de 1960. Até hoje este é um dos bons endereços no centro, atendendo em três versões: comida em quilo, variados pratos à la carte e bar. São carros-chefe os pratos especiais a cada dia da semana (dobradinha, rabada com polenta, virado à paulista, língua com ervilhas, mocotó à baiana, vitela assada) com a brasileiríssima feijoada, às quartas e sábados, servida em cumbuca.

Muitas vezes citado em pesquisa como preferido do público, tem música ao vivo no aperitivo das sextas-feiras, que hoje se chama happy hour. Luciano Amatuzzi Filho, estudante de Engenharia, é presença constante num dos dois caixas do estabelecimento – enquanto Luciano pai cuida do outro.

Serviço:

Buffet Ilha do Mehl. Rua Emilio de Menezes, 431 – (41) 3338-0449.

Bar Mignon. Rua XV de Novembro, 42 – (41) 3222-3216.

Pote Chopp Especialidade: LanchesTipo de cozinha: dia a dia Classificação por preço: $ Veja mais

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]