Receitas & Pratos

Casamento

Doces e salgados que foram feitos um para o outro

Veja receitas com os ingredientes que formam combinações perfeitas

por Júlia Ledur, especial para a Gazeta do Povo Publicado em 24/02/2016 às 21h
Compartilhe

Queijo com goiabada, presunto com melão, marreco com purê de maçã. Há uma grande chance de você ter feito cara feia ao ler algumas dessas combinações tradicionais, mas polêmicas. Afinal, quem não tem um parente ou amigo que raspa o molho de maracujá do salmão ou separa as mangas da salada no canto do prato?

Mas se você nunca experimentou ou quer dar mais uma chance à combinação, o Bom Gourmet fez uma seleção de receitas com algumas duplas clássicas. Você vai ver que a vida vai ficar mais doce. E um pouco salgada.

 ***

Queijo e goiabada

O doce típico mineiro feito de goiaba foi inventado pelos colonos brasileiros, com o objetivo de substituir a marmelada. A goiabada, composta pela fruta, água e açúcar, tem a consistência firme e é tradicionalmente combinada com queijo, especialmente o minas. O casamento desses dois ingredientes é chamado de Romeu e Julieta que, além da combinação original, pode dar sabor a tortas, sorvetes, pizzas, mousses e rolinhos. Os ingredientes da sobremesa, assim como o casal shakespeariano, são muito diferentes, mas combinam perfeitamente.

 ***

Feijão e laranja

Este clássico, além de delicioso, faz bem à saúde. A fruta vitaminada ajuda o organismo na absorção do ferro presente no feijão, prevenindo a anemia. E tem coisa melhor quando descobrimos que uma comida saborosa é também saudável?

 ***

Barreado e banana

O prato típico paranaense tem origem em um ritual açoriano e foi trazido para o Brasil – felizmente! – pelos portugueses, no século XVIII. O barreado foi muito cozinhado durante as festas carnavalescas da época, chamadas de “Entrudo”. Reza a lenda que, durante essas celebrações, cachos de banana eram pendurados nas casas para serem servidos como sobremesa ou misturados à refeição. E foi aí que surgiu essa combinação de dar água na boca.

 ***

Presunto parma e melão

Essa mistura, famosa na Itália, França e Portugal, é adorada também por muitos brasileiros. A fruta refrescante e suculenta harmoniza perfeitamente com o sabor salgado e peculiar do presunto parma, iguaria italiana. Os ingredientes podem ser usados em uma salada, molho para massa ou simplesmente em forma de rolinhos de melão envolvido no prosciutto.

 ***

Rúcula e manga

O sabor adocicado e suave da fruta saborosa parece ter sido criado para misturar-se com o amargor da rúcula. Essa combinação, que é a cara do verão, é geralmente vista por aí nas saladas, mas também pode ser utilizada em molhos ou risotos, por exemplo.


 ***

Mostarda e mel

A mistura do condimento à base da semente da mostarda com o alimento produzido pelas abelhas já é um clássico no mundo todo. O honey mustard, molho que mescla o sabor adocicado com o picante, fica ótimo em saladas, carnes e sanduíches.

 ***

Pato e chutney de laranja

Os amantes da carne de pato são familiarizados com essa combinação tradicionalíssima. O chutney agridoce de laranja suaviza o sabor da carne, deixando-a mais marcante. O prato também pode ser preparado com molhos de outras frutas, mas a laranja é a mais clássica.

 ***

Marreco e purê de maçã

O marreco, servido com purê de maçã e repolho roxo, é um prato tradicional da cozinha alemã. Assim como o pato acompanhado de laranja, o marreco é realçado pelo purê da fruta, resultando em um sabor magnificamente harmônico.

 ***

Salmão com molho de maracujá

A combinação do peixe de águas frias e a fruta azeda é queridinha do brasileiro e está quase sempre na mesa de jantares comemorativos e ocasiões especiais. Não poderia ser diferente: esses dois ingredientes combinados são sinônimo de sofisticação e conquistam o paladar de quem os experimenta. O maracujá também pode ser combinado com outros peixes, como Dourado, Merluza e Tambaqui.

Compartilhe

8 recomendações para você