• Carregando...

O Ernesto Ristorante, nas Mercês, e o Porcini Trattoria, no Batel, receberam o Marchio Ospitalità Italiana, um selo de reconhecimento de qualidade dos restaurantes. No total, dez restaurantes do sul do Brasil foram selecionados em 2012 como “embaixadores” do sabor, segundo o site do selo (www.10q.it).

“É muito bacana eles terem me encontrado, avaliado e considerado que meu restaurante é um restaurante italiano fora da Itália”, diz Dudu Sperandio, proprietário e chef do Ernesto Ristorante. Ele, que trabalhou com chefs italianos em Milão, Londres, em Bermudas e até no Brasil, abriu o Ernesto há um ano e sete meses, com cardápio focado na gastronomia mediterrânea.

“Ficamos muito honrados com o título porque é uma análise bem criteriosa. Os jurados estabelecem uma série de requisitos e fomos cumprindo um a um, como ter produtos italianos de origem controlada, menu e carta em italiano”, diz Ewerton Antunes, sócio-proprietário do Porcini.

Critérios

Entre os critérios para a concessão do título estão o cardápio escrito também em italiano e que contenha 51% dos pratos e receitas do país; ter ao menos um integrante da equipe que fale italiano fluentemente; uso de produtos de Denominação de Origem Protegida e de Indicação Geográfica Protegida; ambiente com elementos da identidade italiana e ao menos 30% dos vinhos da carta devem ser italianos e com origem reconhecida.

Os participantes também devem declarar comprometimento em difundir e valorizar a cultura do país.

O selo é um reconhecimento de diversas autoridades italianas que se organizam em um comitê de avaliação executado pela Câmera Italiana do Comércio e Indústria de Santa Catarina. O reconhecimento existe desde 1977 no país e em 2010 se expandiu para conceder o título a outros restaurantes pelo mundo que valorizam a cultura gastronômica italiana.

Em Curitiba, estão quatro deles: Cantina do Délio, Campania Ristorante, Ernesto Ristorante e Porcini Trattoria. Além deles, o Villa Marcolini, atualmente fechado, também havia recebido a certificação. No Brasil, outras dez cidades figuram na lista: Belo Horizonte (MG), Blumenau, Rio do Sul e Florianópolis (SC), Bragança Paulista, Campinas e São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Goiânia (GO).

* * *

Serviço

Ernesto Ristorante. Rua Myltho Anselmo da Silva, 1.483, Mercês. Abre de terça a quinta-feira das 19h30 à 0h; sexta-feira e sábado das 19h30 à 1h e aos domingos das 12h às 16h. (41) 4141-5477 e site www.dudusperandio.com.br/ernestoristorante

Porcini Trattoria. Rua Buenos Aires, 277, Batel. Abre das 19h à 0h às segundas-feiras. De terça-feira a domingo das 12h às 15h e das 19h à 0h. (41) 3023-5117 ou 3022-5115 e site www.porcini.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]