Baixa Gastronomia

Guilherme Caldas e Rafael Moro

É coisa fina, meu nobre!

Coluna Baixa Gastronomia apresenta o Amigos & Cerveja, no Portão, endereço que se destaca pelas carnes impecáveis

por Guilherme Caldas e Rafael Martins Publicado em 03/12/2014 às 23h
Compartilhe

É coisa fina, meu nobre!

Fotos: Fred Kendi/Gazeta do  Povo

Fotos: Fred Kendi/Gazeta do Povo

É coisa fina, meu nobre! Nestes dias em que humildes coxinhas, hambúrgueres e até pipocas são vendidos com ares quatrocentões, sobrenome Gourmet, a modéstia do gaúcho Paulo Cansi surpreende. “Aqui não é churrascaria”, afirma, falando da casa que fundou e comanda há quase uns 20 anos, o Amigos & Cerveja. Paulo é um churrasqueiro de mão cheia. Figura fácil em qualquer lista dos grandes assadores da cidade. Ainda que nem toda a cidade saiba, pois a casa, aberta em 1987, fica numa rua de nem tão grande movimento no Portão. Ali vai quem conhece. Mas quem vai, vira freguês. Um amigo garantiu, e não temos como negar, que ali come-se o melhor carneiro da cidade. Mas não é só. O filé argentino de Paulo faz jus ao nome – extremamente macio, assado no ponto. E a costela de porco? Macia, suculenta, perfeita, pururucada à perfeição. Todas as carnes (cortadas no tamanho desejado pelo freguês e vendidas a peso) Paulo manda trazer da terra natal. Exceto a costela bovina. “É que a gaúcha é macia demais para o modo curitibano de preparar”, explica. Pois Paulo aprendeu a assar (muito bem) por aqui mesmo, fazendo churrascos no extinto Colorado. Noblesse oblige: apesar de, em nossa opinião, figurar fácil entre as melhores churrascarias da cidade, o Amigos & Cerveja não é mesmo uma churrascaria. Melhor ainda. Porque, do atendimento familiar à decoração simplíssima, é daqueles lugares que exalam a simpatia dos melhores botequins. Falta algo? Paulo manda avisar que, nos segundos e quartos domingos do mês, as carnes são assadas em fogo de chão.

ONDE: Rua Carlos Dietzsch, 675, Portão – (41) 3018-7154.

ATENDE: De quarta à sexta, das 18 às 23 horas. Sábados, 11h30 às 16h. No segundo e quarto domingos do mês, das 11h30 às 16 horas (obrigatório reservar).

***

Pão com bife no Gabardão

Toda vez que um gaiato resolve encerrar a questão, manda um “cientistas confirmam que” e engata lá seu chute sobre o assunto que for. Nós aqui da BG podemos não ter acesso privilegiado a cientistas mas, em compensação, temos acesso à fina flor dos mais renomados e esforçados especialistas em botequismo e afins. Portanto, afirmamos com veemência: botequistas confirmam que o pão com bife do Vila Fanny FC é o melhor de toda a Suburbana. Tendo acompanhado o campeonato apenas à distância (indesculpável, sabemos), a Equipe Baixa Gastronomia (EBG) teve a chance de comprovar a afirmação no dia 9 de novembro, mandando ver no pão com bife do Estádio Ismael Gabardo, enquanto as dependências sociais do Vila Fanny quase vinham abaixo, sacudidas pelo samba de partido alto de Monarco. Parte de nossa afirmação é chute, reconhecemos, mas tão certeiro quanto os de Emerson, artilheiro do time, que periga levar o Alvirrubro Fannyense de volta à Série A em 2015.

ONDE: Estádio Ismael Gabardo. Rua Cel. Anibal dos Santos, 54, Vila Fanny. Rodada dupla da Suburbana aos sábados, a partir das 14h30

QUANTO: Pão com bife: R$ 5.

***

Rafael Martins, jornalista e guitarrista de bandas como Wandula e Cacique Revenge.

rafaelmmartins@gmail.com

Guilherme Caldas, um quadrinista que trabalha com publicidade sem ser publicitário.

guilherme@candyland.com.br

Compartilhe

8 recomendações para você