Eventos

Gastronomia sustentável

Chefs renomados de Curitiba dão curso gratuito para moradores da CIC

Onze chefs curitibanos são voluntários em projeto com módulos variados de gastronomia sustentável promovido pela Electrolux

por Ronise Vilela, especial para Gazeta do Povo Publicado em 23/10/2017 às 20h
Compartilhe

Vinte moradores da Cidade Industrial de Curitiba (CIC) em situação de vulnerabilidade social ou desemprego participam de cursos de culinária com chefs renomados de Curitiba. O projeto denominado “Gastronomia Sustentável” foi criado pela Electrolux, começou em setembro e prossegue até o dia 13 de novembro.

Vinte moradores do CIC participam do projeto "Gastronomia Sustentável". Foto: Bia Nauiack

Vinte moradores do CIC participam do projeto “Gastronomia Sustentável”. Foto: Bia Nauiack/Divulgaçãov

A iniciativa será realizada também no próximo ano com um novo grupo, a partir de janeiro. O modelo é piloto na capital paranaense. Os participantes, moradores do CIC, foram selecionados pelo Centros de Referência da Assistência Social da Regional CIC – FAS. A iniciativa é uma parceria entre a Electrolux, FAS, AIESEC, Sodexo, Instituto Stop Hunger e World Chef, instituição que desenvolveu o currículo do curso, capacitou os treinadores e planejaram a cozinha.

Os 11 chefs voluntários do projeto ministram aulas com temas diferentes, mas todos com foco na sustentabilidade e melhor aproveitamento dos ingredientes e modo de preparo. O objetivo do projeto é formar o grupo para o mercado de trabalho.

LEIA TAMBÉM

Conheça o projeto Gastromotiva criado por um curitibano

Confira a última semana do Festival Bom Gourmet 

Conheça as tendências da gastronomia em 2017

Aulas

O chef Délio Canabrava do Cantina do Délio e Bar Cana Benta, foi responsável pelas aulas de carnes vermelhas, o pré-preparo de bovinos, cortes e limpeza, além do módulo sopas e caldos. “A ênfase para a turma iniciante foi dar noções de reaproveitamento dos produtos, congelamento das sobras, tudo com viés sustentável. Todos têm condições de estar no mercado de trabalho como auxiliar de cozinha”, avalia o restaurateur.

O curso tem dez semanas de aulas e conta com a colaboração dos chefs Gabriela Vilar de Carvalho, do restaurante “Quintana”, Manu Buffara, restaurante “Manu”, Debora Teixeira, sous-chef no restaurante “Manu”, Otavio de Brito, professor universitário no curso de pós-graduação em Gastronomia na Universidade Positivo, Vania Maciel Krekniski, do restaurante “Limoeiro”, Renata Vidal, jornalista que criou o blog “Cozinha da Re” e prepara refeições para festas e eventos particulares, Rodrigo Machado, da “Prestinaria – Casa dos Pães, Gabrielle Mahamud, criadora do projeto social “Good Truck”, Rosane Radecki,  do restaurante “Girassol”, Pati Bianco, blogueira de comida saudável e criadora do blog “FruFruta” e Claudinei de Oliveria, do restaurante “Cantina do Delio” e da pâtisserie “Banoffi” .

Participantes aprendem a reaproveitar os alimentos. Foto: Bia Nauiack.

Participantes aprendem a reaproveitar os alimentos. Foto: Bia Nauiack/Divulgação

Compartilhe

8 recomendações para você