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Em açougue especializado, chef ensina como preparar cortes suínos e de cordeiro
Quem passa pelo Mercado Municipal já percebeu uma mudança no setor de carnes e peixes. Desde maio está aberto o Espaço Alegra, um empório voltado aos cortes suínos e de cordeiros do frigorífico dos Campos Gerais. A loja é a primeira da marca em Curitiba e uma espécie de piloto para um novo formato de açougue gourmet. A ideia é mostrar que a carne de porco vai além do presunto e da costelinha.
O consultor de vendas e chef do Espaço Alegra, Tomás Magno, explica que o corte dispensa um preparo prévio e já vem marinado no vinho com especiarias. Ele também dá dicas de como preparar os produtos oferecidos no local.
“A gente orienta desde a dona de casa que ainda está aprendendo a fazer um bom prato com cordeiro ou suínos a aqueles que já têm um conhecimento maior de preparar churrasco. A sobrepaleta, por exemplo, já vem toda temperada e basta assar de três a quatro horas no forno brando entre 180 e 200 graus C”, ensina o consultor.
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Ele conta ainda que o espaço vende até mesmo um mix de ingredientes para feijoada já pronto, com bacon e calabresas variadas (a partir de R$ 22,90/kg). E também um salame tipo milano sem lactose – que seria usado para controlar a acidez do embutido – a R$ 59/kg.
Loja piloto
O Espaço Alegra é o mesmo ocupado há quase dois anos pela cooperativa Castrolanda, que o tinha formatado como uma grife de produtos ainda a serem desenvolvidos. No entanto, o superintendente de operações de carne do frigorífico, Ivonei Durigon, explica que seria mais proveitoso adaptar o local para uma vitrine dos produtos que já existem, e a linha da Alegra estava pronta para ser apresentada.
“Essa operação ajuda justamente a divulgar os produtos como um show room, não necessariamente uma venda imediata de grande volume. A ideia é que as pessoas que venham ao Mercado Municipal conheçam os alimentos oferecidos”, conta.
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Ele explica que a abertura do espaço é o início de um trabalho mais intenso de degustações e experiências em lojas e restaurantes, para divulgar os produtos da marca ao varejo. Ivonei conta que, apesar de exportar para mais de 30 países, a Alegra ainda é pouco conhecida de quem mora aqui.
Outro plano futuro é trazer para Curitiba o programa de desenvolvimento social Jovem Chef, criado em Castro neste ano e que qualificou 20 jovens carentes para o mercado de trabalho. Foram seis meses de treinamento com o chef Maurício Dobis, que resultaram em várias contratações na capital e em Ponta Grossa.
E ainda a possibilidade da Alegra passar a atuar também no abate de cordeiros e de bovinos. Mas ainda sem prazo para isso, segundo o diretor da Cooperativa Agroindustrial Frísia, Johannes Artur van der Meer.
“Pretendemos construir uma unidade de abate além dos suínos, mas ainda estamos aguardando para ver como a economia vai se comportar nos próximos anos”, finaliza.