Receitas & Pratos

Testado pelo chef

Alga, mas não no sushi!

O chef Fernando Matsushita ensina como usar a yakinori em outros pratos, como este peixe com purê de abóbora

por Andrea Torrente Publicado em 11/03/2015 às 22h
Compartilhe
Foto: Mel Gabardo/Gazeta do Povo

Receita com Yakinori. Foto: Mel Gabardo/Gazeta do Povo

Comumente usada na culinária japonesa para enrolar arroz e peixe no preparo do sushi, a yakinori é empregada também como tempero nas receitas do dia a dia: desde carnes, peixes e acompanhamentos como purês e saladas.

O chef peruano Fernando Matsushita, do Do Peruano Café e Bistrô, aprendeu a usar a alga durante os anos de vivência no Japão. Hoje ele incorpora as folhas aos preparos mais comuns, como no caso do prato para esta reportagem: linguado com crosta de yakinori .

Como o próprio nome japonês indica, yakinori é uma alga em folhas (chapeada) e crocante. No comércio, é vendida também em outros formatos: em folhas não chapeadas, portanto, não crocantes, mas maleáveis, ou em pasta pronta. “O sabor é o mesmo, mas dependendo da receita é melhor optar por um produto ou outro para poupar energia e tempo”, recomenda.

Na receita, ele utilizou a folha depois de passar por um processo de hidratação em água quente até atingir o ponto desejado.

No linguado com crosta, a alga foi picada e misturada a outras especiarias como gergelim, sal, ervas e pimentas e utilizada para temperar o peixe. Pedacinhos da alga foram incrementados também ao purê de abóbora temperado com raspas de queijo provolone, que acompanha o prato.

Confira no site outras receitas com a yakinori, testadas pelo chef Fernando: rolinho de queijo e frango e pamonha de milho.

 

Compartilhe

8 recomendações para você