Produtos & Ingredientes

Redes Sociais

Emojis de hambúrguer levantam a discussão: o queijo vai por cima ou por baixo da carne?

Para não restarem dúvidas, perguntamos a dois chefs curitibanos em que posição eles colocam o queijo no hambúrguer: em cima ou embaixo da carne

por Bom Gourmet, com colaboração de Karen Sailer Publicado em 30/10/2017 às 17h
Compartilhe

A polêmica dos emojis de comida voltou! Depois do emoji de pizza levantar discussões por não se parecer com uma verdadeira pizza italiana, chegou a vez do hambúrguer. Tudo começou quando o escritor Thomas Baekdal levantou em sua conta do twitter a comparação entre os emojis de hambúrguer do Google e da Apple. A diferença é clara: em um deles o queijo está por cima da carne e no outro está por baixo.

Comparação dos emojis de hambúrguer do Google e da Apple.

Comparação dos emojis de hambúrguer do Google e da Apple.

LEIA MAIS:

McVegan? McDonald’s testa novo hambúrguer vegano

Onde comer hambúrguer por até R$ 10 em Curitiba

Vídeo: aprenda a fazer o smashed burger do Kharina

Após diversos usuários questionarem o posicionamento do queijo no emoji de hambúrguer, até o presidente-executivo do Google, Sundar Pichar, se manifestou na rede social. Ele disse que a correção do emoji será prioridade na empresa nesta segunda (30).

Para que não restassem dúvidas sobre essa discussão, o Bom Gourmet perguntou para dois “hamburgueiros” famosos em Curitiba, qual a posição correta do queijo no hambúrguer. Guilherme Requião, um dos fundadores do Whatafuck, com unidades no Shopping Hauer e na Vicente Machado, disse que coloca o queijo por cima da carne por dois motivos: “ele fica visualmente mais bonito e é mais prático, pois quando a carne é virada na grelha o queijo colocado por cima dela já derrete mais fácil. ”

Quando questionado se essa é maneira certa de preparar hambúrguer, Guilherme disse que não concorda que existe uma maneira certa ou errada de preparo, mas que prefere colocar o queijo por cima do hambúrguer por ser mais prático preparar dessa maneira.

WhataFuck - festival

No hambúrguer de costela do Whatafuck podemos ver que o queijo é colocado por cima da carne. Foto: André Rodrigues / Gazeta do Povo.

Já o chef Rachid Cury, diretor de qualidade do Kharina, que está presente em todo o processo de produção dos hambúrgueres da rede, afirma que deixar o queijo por baixo é um jeito errado de preparo do famoso sanduíche. “Eu já comi muito hambúrguer, no mundo inteiro, e nunca vi com o queijo embaixo. Porque é um processo: você coloca a carne na chapa ou na grelha, vira e coloca o queijo no lado que acabou de virar. O queijo derrete e o hambúrguer sai pronto da chapa para o pão, ” disse Rachid. Ele ainda completa que se o processo for feito ao contrário, é preciso esperar o queijo derreter com o sanduíche já montado e então o lanche acaba sendo servido frio.

No hambúrguer do Kharina podemos notar a mesma característica, o queijo vai por cima. Foto: Guilherme Alves.

No hambúrguer do Kharina podemos notar a mesma característica, o queijo vai por cima. Foto: Guilherme Alves.

No entanto, algumas redes de fast food não colocam a carne na grelha ou na chapa, pois eles só precisam ser aquecidos. A posição do queijo não interfere no resultado final do sanduíche, já que ele derrete apenas com o calor do hambúrguer. No McDonald’s, por exemplo, o queijo, na maior parte dos hambúrgueres do cardápio, é colocado por baixo da carne.

Big Mac do McDOnald's

O Big Mac é um dos sanduíches do cardápio que leva o queijo por baixo da carne. Foto: Divulgação

Compartilhe

8 recomendações para você