Pessoas

gastronomia em Curitiba

Entenda como funciona o Prêmio Bom Gourmet 2019

O mais importante prêmio da gastronomia de Curitiba chega aos 10 anos e na edição deste ano tem mais interatividade com o público, novas categorias e especial de aniversário

por Gazeta do Povo Publicado em 30/06/2019 às 18h
Compartilhe

O Prêmio Bom Gourmet, realizado pela editoria Bom Gourmet da Gazeta do Povo, chega a uma década como o maior e mais importante retrato de Curitiba por meio da gastronomia curitibana. Criado em 2010, o concurso é o principal responsável por destacar os grandes nomes da cena local e revelar, a cada ano, deliciosas novidades que transformam a capital paranaense em um grande polo gastronômico. Ao longo destes nove anos já foram indicados mais de 1.500 estabelecimentos e premiados cerca de 300 pratos e lugares.

E para acompanhar a evolução do mercado gastronômico, mostrando que cada vez mais o Bom Gourmet está em total sintonia com a revolução culinária pela qual Curitiba passa, a cada ano novas categorias foram incluídas.

A 10ª edição do Prêmio Bom Gourmet conta com uma maior interatividade e participação do público que indica e vota em 23 categorias (ano passado foram seis), e de mais de 100 jurados de várias áreas da sociedade que votam em outras 18 categorias.

Como é dividido o Prêmio 2019:

Etapa Voto Popular

É a categoria em que o público indica e vota pelo site do Prêmio. Neste ano são 23 categorias. Em uma primeira fase (31/05 a 16/06), os leitores indicam seus preferidos nas categorias: Carne de onça; Coxinha; Pastel; Cachorro quente; Chineque; Sonho; Café; Feijoada; Hambúrguer; Pão; Drink; Doce; Pizza; Sorvete; Buffet; Prato executivo; Ceviche.

O público também indica e depois vota em outras cinco categorias ligadas à ambientação dos estabelecimentos gastronômicos, ou seja, lugares que têm a melhor decoração, ambiente agradável, bonito e funcional.  As categorias levam o nome de Haus porque são realizadas em parceria com a editoria de decoração, arquitetura e design da Gazeta do Povo. Veja quais são: HAUS – Melhor Ambientação de Restaurante; HAUS – Melhor Ambientação de Bar; HAUS – Melhor Ambientação de Café; HAUS – Melhor Ambientação de Empório; HAUS – Melhor Ambientação de Vila Gastronômica.

<< Indique os seus preferidos na categoria Voto Popular

Na segunda fase do Voto Popular, as indicações do público passam, então, pela avaliação da equipe do Bom Gourmet, que seleciona cinco finalistas em cada categoria. Depois disso, o público volta a ser ator principal, escolhendo os vencedores por meio de votação no site do Prêmio, de 12 a 28 de julho.

Etapa Especialidades

Nesta etapa, são os jurados convidados os responsáveis por indicar os destaques do ano. São mais de 140 pessoas na edição de 2019, representantes das mais variadas áreas da sociedade que, além do hábito de frequentar boas mesas, têm uma relação especial com a gastronomia, seja ela técnica ou afetiva. O grande número de indicações faz com que o Prêmio se transforme em um grande guia gastronômico, plural e democrático, que realmente traz o que a cidade tem de melhor.

Em 2019, são 18 as categorias de Especialidades:

  1. Restaurante
  2. Adega
  3. Couvert
  4. Entrada
  5. Prato Principal
  6. Sobremesa
  7. Massa
  8. Carne
  9. Cordeiro
  10. Oriental
  11. Peixe e Frutos do Mar
  12. Suíno
  13. Vegetariano
  14. Catering
  15. Sem Glúten/Sem Lactose – novo no Prêmio
  16. Chefs 5 Estrelas – são eleitos os cinco cozinheiros que se destacaram no último ano. Os nomes dos são definidos após a indicação feita por um time de jurados mais que especializado.
  17. Cerveja – após jurados indicarem seus rótulos preferidos, as cervejas mais lembradas vão para degustação técnica para eleição da melhor.
  18. HAUS Melhor ambientação – Especialistas convidados pela Haus escolhem a melhor proposta entre lançamentos gastronômicos e novos projetos entre 2018/2019.

Etapa Melhor 10 anos

Para marcar uma década do Prêmio Bom Gourmet, vamos eleger profissionais, empresas e organizações em 10  categorias. Para isso, em várias delas os jurados serão os próprios atores do segmento gastronômico: chefs, restaurantes, profissionais ligados ao Bom Gourmet.

Conheça as categorias:

  1. O Chef dos Chefs
  2. Maior Vencedor
  3. Referência de ensino de gastronomia
  4. Restaurateur
  5. Empreendedor
  6. Inspirador
  7. Fornecedor
  8. Produtor
  9. Provocador
  10. Parceiro do BG

Resultado

Todos os ganhadores do Prêmio Bom Gourmet 2019 serão conhecidos no dia 27 de agosto em cerimônia de premiação e depois estarão no site do Prêmio e na revista especial que circula no dia 31 de agosto.

Compartilhe

8 recomendações para você