Eventos

Entenda por que britânicos rolam morro abaixo atrás de um queijo

A “Corrida do Queijo” acontece em Cooper's Hill, em um condado da Inglaterra, há cerca de 200 anos

por Júlia Ledur, especial para a Gazeta do Povo Publicado em 03/06/2016 às 13h
Compartilhe

Pode parecer um pouco bizarro ver centenas de pessoas rolando em uma colina na tentativa de apanhar peças de queijo. Mas a “Corrida do Queijo” (The Cooper’s Hill Cheese Rolling and Wake, em inglês), que ocorre anualmente no mês de maio, é tradição na Inglaterra. A competição curiosa é realizada sempre em Cooper’s Hill, no condado de Gloucestershire, região sudoeste do país, e organizada pela população de Brockworth, um vilarejo local do condado.

A corrida deste ano foi realizada nesta semana (dia 30) e o vencedor de dois queijos foi Chris Anderson, que já levou outros quinze para casa em onze eventos anteriores.

Concorrentes perseguem queijo ladeira abaixo, na tradicional Corrida do Queijo, na Inglaterra. Foto: Joe Giddens/PA/AP

Concorrentes perseguem queijo ladeira abaixo, na tradicional Corrida do Queijo de 2016, na Inglaterra. Foto: Joe Giddens/PA/AP

Como a colina é muito íngrime e o solo tem irregularidades, as lesões são comuns durante a competição. Foto: ADRIAN DENNIS/AFP

Como a colina é muito íngrime e o solo tem irregularidades, as lesões são comuns durante a competição. Foto: ADRIAN DENNIS/AFP

Como funciona?

Em cada evento são realizadas várias corridas, divididas em categorias, conforme sexo e idade. Nelas, queijos de Gloucester, produto tradicional inglês fabricado na região de Gloucestershire, são jogados sucessivamente de cima da colina por um convidado. Por conta do formato redondo, os laticínios rolam morro abaixo facilmente. O objetivo dos concorrentes é fazer o mesmo trajeto – difícil, por conta da inclinação da colina – e perseguir os queijos, que pesam aproximadamente 3,5 quilos. A primeira pessoa que ultrapassar a linha de chegada leva o queijo para casa. A ideia original da competição é que o competidor agarre o queijo ao descer. Mas, como ele atinge uma velocidade muito alta – podendo chegar a 110 km/h – é praticamente impossível.

O queijo de pesa em torno de 3,5 kg e pode alcançar 110 km/h. Foto: BEN STANSALL/AFP/Getty Images

O queijo de pesa em torno de 3,5 kg e pode alcançar 110 km/h. Foto: BEN STANSALL/AFP/Getty Images

Como a colina é muito íngrime e o solo muito irregular, a ocorrência de lesões é comum – inclusive pelo queijo, como ocorreu em 1997, quando um o alimento atingiu um espectador. Por isso, uma ambulância está sempre presente perto da linha de chegada, para socorrer os concorrentes machucados.

Origem

Mas como surgiu a tradição? Não se sabe ao certo. Algumas teorias afirmam que a corrida é fruto de um ritual pagão de cura que ocorria na antiga Britânia, província romana que ocupava o atual centro-sul da Grã-Bretanha, mas não existem evidências que sustentem essa explicação. Estima-se que a corrida aconteça há 200 anos.

A revista SoGlos, de Gloucestershire, publicou um vídeo mostrando um pouco como foi o evento deste ano. Confira:

Compartilhe

8 recomendações para você