Receitas & Pratos

técnica

Erro ao temperar chocolate elimina competidora forte do MasterChef

Caixa misteriosa montada por chefs do Masterchef Profissionais, reproduzir um mignon ao molho de chocolate e temperar chocolate desafiaram os cozinheiros amadores

por Flávia Schiochet Publicado em 27/06/2018 às 12h
Compartilhe

Um erro ao final de uma sequência de processos compromete toda a performance de um cozinheiro no Masterchef. Foi o que aconteceu com Rita ao finalizar a temperagem do chocolate, prova de eliminação do episódio de Masterchef amadores na noite de 26 de junho.

O processo de temperar chocolate é uma sequência de mudanças de temperatura para derreter a manteiga de cacau presente no chocolate. As temperaturas usadas para derreter e para resfriar o chocolate são importantes para solidificar a manteiga de cacau de modo que o chocolate resultante em uma superfície brilhante, quebrando de forma “seca” (fazendo barulho) e derreter na boca.

Se não for feita da maneira correta, o chocolate pode apresentar superfície manchada e esfarelar ou ficar muito gorduroso. A temperatura para derreter e resfriar muda de acordo com o teor de cacau do chocolate e se há leite.

>> Aprenda a fazer a temperagem do chocolate no gelo

Os competidores do Masterchef tiveram de preparar chocolate em duas etapas na prova de eliminação. Foto: Carlos Reinis/Divulgação

Os competidores do Masterchef tiveram de preparar chocolate em duas etapas na prova de eliminação. Foto: Carlos Reinis/Divulgação

A prova de eliminação tinha duas etapas. Na primeira, os cozinheiros precisaram preparar um filé mignon ao molho de chocolate, e na segunda, temperar chocolate em 30 minutos e apresentar mediants (discos de chocolate) com textura perfeita, ou seja, fazer barulho quando quebrado, e com brilho.

>> Como saber se um chocolate é de boa qualidade?

Chocolate temperado por Rita não chegou ao ponto correto. Foto: Reprodução/YouTube

Chocolate temperado por Rita não chegou ao ponto correto. Foto: Reprodução/YouTube

Rita, Hugo, Evandro e Maria Antônia participaram da primeira etapa, enquanto Thiago e Eliane acompanharam do mezanino. Katleen e Victor Hugo não participaram da primeira etapa da prova de eliminação por terem os piores pratos da primeira prova, mas fizeram a segunda parte, de temperagem de chocolate, e conseguiram se manter na competição. Rita não conseguiu resfriar os discos de chocolate a tempo, apresentando-os derretidos, e por isso foi eliminada.

Primeira prova: caixa misteriosa dos profissionais

Quatro chefs que participaram da segunda edição do Masterchef Profissionais — Irina, Francisco, Lubyanka e Ravi — montaram caixas misteriosas para a primeira prova.

Irina montou uma caixa bem brasileira, só com ingredientes vegetarianos: abóbora cabotiá, tomate, caju, pimentão verde, coentro, cebola roxa, palmito pupunha e leite de coco. Os participantes que pegaram a caixa foram Evandro e Maria Antônia.

Eliane e Thiago foram escolhidos para usar a caixa de Lubyanka, com ingredientes que remetem à cozinha americana, como batata, ovo, bacon e cheddar, e também ao nordeste, como camarão, cebola roxa e coentro.

Prato apresentado por Thiago com os ingredientes da caixa misteriosa de Lubyanka. Imagem: Reprodução/YouTube

Prato apresentado por Thiago com os ingredientes da caixa misteriosa de Lubyanka. Imagem: Reprodução/YouTube

Com ingredientes bem asiáticos, a caixa de Ravi foi para Rita e Katleen e continha um pato inteiro, bok choy (acelga chinesa), tamarindo, massa wonton, coco e milho.

E Victor Hugo e Hugo ficaram com a caixa da escola francesa de Francisco: maçã verde, pimenta dedo-de-moça, manteiga, creme de leite, batata-doce, carré de javali, maracujá, limão siciliano, ervilha torta e brotos para decorar.

Thiago recebeu o destaque positivo por sua canjiquinha com camarão grelhado e chips de bacon. Ele pode escolher um dos participantes para salvar e escolheu Eliane.

***

LEIA TAMBÉM

Irmãs que começaram com receita de família querem produzir 100% de seu chocolate

Compartilhe

8 recomendações para você