Plantão

Ensino internacional

Escola de gastronomia mais cobiçada do mundo abre primeira unidade no Brasil

Le Cordon Bleu inaugura unidade em São Paulo neste mês e vai oferecer os tradicionais cursos de chef de cozinha e chef pâtisserie

por Bom Gourmet Publicado em 03/05/2018 às 17h
Compartilhe

Após duas tentativas fracassadas de se estabelecer no Brasil, a renomada escola francesa de artes culinárias Le Cordon Bleu finalmente desembarca no país neste mês, com a abertura da primeira unidade em São Paulo. As técnicas e receitas da escola, que foi fundada em 1895 em Paris, têm cerca de uma centena de anos.

Unidade da Le Cordon Bleu São Paulo fica na Vila Madalena. Foto: Reprodução

Unidade da Le Cordon Bleu São Paulo fica na Vila Madalena. Foto: Reprodução

A escola será inaugurada em 8 de maio, mas as aulas dos cursos profissionais de chef de cozinha e chef pâtisserie começam no dia 21. Localizado na Vila Madalena, a Le Cordon Bleu São Paulo vai oferecer aos alunos os programas clássicos que fazem parte do currículo internacional do instituto.

Tentativas anteriores

A instituição está presente em cerca de 20 países com 35 escolas internacionais frequentadas por 20 mil alunos anualmente. Muito cobiçada por brasileiros, o diploma da escola é um dos prêmios para o vencedor e para o segundo lugar do reality culinário MasterChef Brasil. Na América do Sul, a escola já tinha uma unidade em Lima, no Peru.

Em 1998, a Le Cordon Bleu tentou se instalar em Brasília, o que acabou nunca acontecendo. Já em 2012, a escola anunciou que abriria uma unidade no Rio de Janeiro, mas os planos emperraram porque depende de uma parceria com o governo do estado. A unidade de São Paulo é resultado de uma joint venture realizada pela Le Cordon Bleu com a gigante Ânima Educação.

As aulas serão realizadas em sete cozinhas profissionais, sendo duas dedicadas às aulas de demonstração, duas para cozinha, uma para confeitaria e padaria, uma polivalente e outra para preparo e produção. Os alunos terão também acesso a auditórios para aulas teóricas e uma biblioteca.

Diploma

A Le Cordon Bleu São Paulo oferece o Diplôme de Cuisine e o Diplôme de Pâtisserie. Cada um é composto por três níveis de certificações: Basic, Intermediate e Superior. Ao obter os dois diplomas, que podem ser concluídos em até nove meses, os estudantes conquistam o mais alto nível, com o Grand Diplôme. O curso completo custa R$ 143 mil.

A escola em São Paulo vai oferecer os programas clássicos que fazem parte do currículo internacional do instituto. Foto: Reprodução

A escola em São Paulo vai oferecer os programas clássicos que fazem parte do currículo internacional do instituto. Foto: Reprodução

Os interessados nos cursos da Le Cordon Bleu São Paulo podem se inscrever pelo site do campus ou buscar mais informações pelos e-mails saopaulo@cordonbleu.edu  ou saopaulo-admissao@cordonbleu.edu

LEIA TAMBÉM:

>> Como o chef francês Paul Bocuse influenciou a gastronomia brasileira
>> Masterchef: 5 erros grosseiros na cozinha mesmo para um amador

Compartilhe

8 recomendações para você