Eventos

Competição

Escola de Curitiba faz “Copa do Mundo da gastronomia” e premia chefs amadores

Competição do Seduc Intec está com inscrições abertas até o dia 18 de julho; vencedores ganham cursos completos de chef de cozinha e de boulanger e pâtissier

por Guilherme Grandi Publicado em 12/07/2019 às 14h
Compartilhe

Estão abertas as inscrições para uma competição de chefs amadores que será uma espécie de ‘Copa do Mundo da gastronomia’. Este é o tema da terceira edição do Concurso Gastronômico Seduc Intec, que vai premiar os vencedores com um curso de chef de cozinha e um de chef boulanger e pâtissier com tudo pago. As inscrições vão até o dia 18 de julho e custam R$ 50.

Menu concurso Seduc Intec

Os participantes do concurso terão de preparar um menu completo de entrada, prato principal e sobremesa nas duas etapas da competição. Foto: reprodução/Facebook.

A competição, que será realizada em duas etapas, nos dias 20 e 27 de julho, terá 270 candidatos concorrendo aos cursos. Diferentemente das edições passadas, a deste ano terá a primeira etapa realizada nas próprias unidades do instituto de educação Seduc Intec, com 30 cozinheiros amadores preparando um menu completo com entrada, prato principal e sobremesa em até 1h40. Segundo a organizadora do concurso, Márcia Tronquin, os candidatos serão avaliados em cinco quesitos.

“Os chefs e o gestor de cada unidade vão avaliar os menus em critérios como higiene, organização, criatividade, textura e sabor. Os participantes, que não precisam ser alunos da escola, deverão levar seus próprios insumos para a prova, mas nada poderá ser preparado previamente”, explica.

O vencedor de cada unidade ganha um dólmã e participa da grande final da copa no dia 27 na sede do Seduc Intec, no bairro do Capão Raso, em Curitiba. Lá, os nove selecionados terão de preparar mais um menu completo em até 1h40, e serão julgados pelos chefs e gestores de todas as escolas seguindo os mesmos critérios anteriores. Em caso de empate, os cozinheiros terão de preparar mais um prato com os alimentos que não foram usados na prova principal – a ser decidido na hora pelos jurados.

“O concurso é uma forma de ajudarmos aqueles que têm muita vontade e esforço para se profissionalizarem, mas muitas vezes não têm condições de pagar pelo curso”, conta Márcia Tronquin.

Chefs amadores

Na edição do ano passado, os cozinheiros participantes prepararam pratos como o trio de steak tartare com camarão crocante e flan de queijo de cabra – elaborados pela designer gráfico Julia Callegari. Ou ainda o ensopado de milho e camarão com salmão poché e gelado de cupuaçu, de Patrícia Bardelli; e o pão no bafo com tilápia crocante e creme de manga com gengribre preparado por Paulo Myasaki. Eles foram premiados com cursos técnicos no Seduc Intec.

Inscrições

Os cursos entregues aos vencedores têm duração de seis a nove meses. As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de julho nas nove unidades do Seduc Intec em Curitiba e região metropolitana (Capão Raso, Centro, Santa Felicidade, Colombo, Campo Largo, Araucária, Fazenda Rio Grande, São José dos Pinhais e Paranaguá), pelos telefones (41) 3512-6000 e 99192-5009 e pelas redes sociais da escola.

Veja também

Aprenda a preparar o hambúrguer do ex-MasterChef Vitor Bourguignon

Competição exige que sommelier descubra uva, país e método de produção dos vinhos

Compartilhe

8 recomendações para você