• Carregando...

Harmonizar vinhos com uma mesa natalina rica de entradas, aperitivos e sobremesas é tarefa difícil de ser feita com um rótulo apenas.

Para o enófilo e presidente do Solar Vinho do Porto, em Curitiba, Guilherme Rodrigues, o vinho do Porto é um dos mais indicados para não errar na ceia. Segundo ele, os vinhos do Douro português harmonizam com a variedade de frutas secas, nozes e sobremesas doces que figuram na ceia de Natal. “É o vinho mais universal para a ceia e opção estimulante para o clima de reunião”, diz.

Rodrigues indica as variedades ruby, com toques mais frutados e tawny, de qualidade superior, envelhecidos em madeira. “Como nosso Natal é quente, o vinho pode ser servido fresco em um balde de gelo e até mesmo substituindo a sobremesa”, explica. A temperatura de serviço dos ruby e tawny é de cerca de 15ºC, ideal para as noites quentes brasileiras.

O sommelier Valdo Santos sugere os espumantes, que podem ser servidos do começo ao fim da ceia. “Comece com um prosecco, siga com um rosé e finalize com um moscatel, que harmoniza com frutas frescas e morango”, diz.

Ele ainda explica que os tintos podem ir à mesa, mas depende do prato servido. Carnes sem grande estrutura, como peru assado com farofa, harmonizam bem com um pinot noir.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]