• Carregando...
Escolha o vinho certo para o verão
| Foto:
Divulgação

 

O verão combina perfeitamente com vinhos. E não apenas os refrescantes espumantes, vinhos brancos e verdes – há espaço também para os tintos. É o que sugere a enóloga, sommelière e professora do Centro Europeu Sonia Petri, que a pedido da vinícola Dezem, de Toledo, elaborou sugestões das melhores castas e de harmonizações para a época mais quente do ano.

Segundo Sonia, os brancos, rosés e espumantes são obviamente os vinhos mais adequados para o consumo no verão. Porém, há também possibilidade de servir o tinto – muitas vezes associado apenas ao inverno. “Os rosés e espumantes proporcionam frescor no paladar. No entanto, os tintos leves e frutados também são indicados para os dias quentes. Os aromas frutados e florais remetem à refrescância”, explica.

Para a profissional, os tintos de verão devem exprimir frutas frescas, entre elas morangos e frutas vermelhas. “A tendência é o vinho jovem de colheita recente (feito para ser consumido em seus primeiros anos) com sabores mais frutados e com menor teor de tanino”, destaca.

A temperatura correta também é essencial ao servir a bebida no calor. As bebidas devem ser mantidas a uma temperatura de 12 graus C, sendo que meia hora antes de serem servidas podem ser colocadas em um balde de gelo com um pouco de água. Citando alguns exemplos, para os espumantes o melhor é a temperatura de 6 a 8 graus C.

Já os brancos secos, jovens e frutados devem ser servidos a 8 graus C. Os brancos secos e aromáticos precisam ser resfriados a 10 graus C ao ir para a mesa. Os vinhos brancos estruturados devem ter de 12 a 14 graus C e os rosés delicados 12 graus C.

Harmonizações de verão

De acordo com Sonia Petri, para acompanhar um sorvete, o ideal é servir um espumante moscatel. Já os pratos leves pedem espumantes brut — vinhos leves e secos – ou ainda rosés.

No que se refere às saladas, segundo a profissional, há uma lista ampla de indicações, sendo que o malvasia e o sauvignon blanc são boas alternativas.

Com a proximidade da Páscoa, o bacalhau volta a ser um dos pratos mais requisitados pelos brasileiros. Para a tradicional receita com legumes, ovos e batatas, a sugestão é o chardonnay, que possui mais complexidade do que os outros vinhos brancos, porém, conservando o frescor.

Já uma requintada salada de lulas com tomates e pimentões harmoniza perfeitamente com um rosé. Os tintos leves são indicados caso o menu inclua um carpaccio de mignon com lascas de parmesão e azeite de oliva, que deve acompanhar um cabernet franc, ou um prático espaguete com molho de carne moída, ideal para degustar com um tempranillo.

“O brasileiro prefere o vinho tinto. Porém, não podemos esquecer que pratos nacionais bastante consumidos nesta época, como a moqueca – perfeita para saborear com um Ssauvignon blanc — harmonizam com os brancos.

Já as ostras, por exemplo, combinam com os espumantes. Uma receita típica baiana, o caruru, ficaria excelente com o chardonnay. Ou seja, temos uma ampla variedade de pratos no país que são ideais para consumir com o vinho branco” completa a profissional.

 

* * *

Serviço

Vinícola Dezem. Concórdia do Oeste, Toledo (PR) — (45) 3252-2121. www.dezemvinhosfinos.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]