• Carregando...

O espumante é um tipo de vinho que está disponível o ano inteiro nas adegas, mas é para as festas de fim de ano que ele é mais requisitado. Encontrado por preços que variam de R$ 15 a R$ 600, cai muito bem com a estação mais quente do ano, por sua refrescância, e com a alegria das comemorações de Natal e do réveillon. Para ser servido nas ceias, é o que melhor harmoniza com todos os pratos, por isso pode acompanhar desde o aperitivo até a sobremesa, sem medo de errar.

Essa é uma das principais preocupações do arquiteto Sandro Percicotti quando começa a organizar o evento beneficente Natal dos Amigos, que promove há dez anos na sua casa, em parceria com 100 convidados. Após degustar alguns tipos, sempre opta por dois, geralmente um brut e um moscatel. “Sirvo do início ao fim da festa e preciso agradar a todos os paladares. As mulheres dificilmente gostam do brut, preferem os mais doces, como o moscatel”. Percicotti também busca harmonizar os espumantes conforme os pratos da ceia. “Nunca faltam os tradicionais tender e peru. Mas sempre incluo algo mais elaborado para diversificar, como camarão na moranga com molho de coco.”

Segundo o sommelier Alexandre Kühas, da Adega Brasil, o arquiteto está correto. “Sempre que restar dúvidas de qual vinho combinar com determinado prato, escolha os espumantes, porque vão bem com praticamente tudo”. Kühas cita como exemplo as saladas de folhas com frutas, como um prato de rúcula, manga, kiwi e manga. “Nesse caso, seria muito difícil harmonizar com vinho tinto. Causaria amargor por causa da rúcula”. Os espumantes do tipo brut e demi-sec têm pouquíssimo açúcar, portanto são as melhores opções para acertar em cheio na harmonização de pratos salgados, como chester e peru. “O sabor de um não vai sobressair ao sabor do outro”, diz o consultor de vinhos Michael José Ribeiro, do supermercado Pão de Açúcar. Os espumantes também acompanham muito bem entradas, como tábuas de frios e frutas secas.

O tipo moscatel é naturalmente doce e é ideal para servir com sobremesas. “Combina bem com algo como musse de maracujá, que é mais azedinho, por causa da alta concentração de açúcar que a bebida tem”, diz Kühas. Segundo ele, é a melhor opção para quem não está habituado com vinhos.

Cuidados

O espumante deve ser servido entre 7 e 9 graus C de temperatura. Para alcançá-la, é recomendado colocar a garrafa em um balde com metade de gelo e metade de água e deixar por 40 minutos. De acordo com Kühas, não se consegue esse resultado com refrigeração em geladeira, pois ela chega no máximo a 11 graus C. “E nada de jogar álcool e sal grosso para acelerar o processo, isso compromete a qualidade do produto.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]