Thumbnail

Eventos Bom Gourmet

Feira de orgânicos da UFPR ganha novo espaço e aumenta oferta de produtos

Amanda Luder
11/04/2017 20:07
A tradicional Feira de Alimentos Orgânicos da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, inaugurou um novo local nesta terça (11) e aumentou a oferta de produtos à venda. Agora, além de frutas, verduras, legumes, pães, bolos e outros alimentos, também são vendidos derivados de leite, ervas medicinais e PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), como a azedinha, produzidos por pequenos agricultores da região metropolitana de Curitiba.
A feira de orgânicos da UFPR é aberta à comunidade, com preços cerca de 60% mais baratos que o mercado, segundo os organizadores. O objetivo é incentivar o consumo consciente de produtos orgânicos e apoiar a produção dos agricultores familiares. O atendimento aos clientes é feito por esses produtores, com o auxílio de estudantes de diferentes cursos da Universidade.
O Espaço Agroecologia é uma construção de bambu localizada no Campus do Setor de Ciências Agrárias da Universidade, e funciona como sede da feira todas as terças, das 7h às 13h.
Leia mais:
A Feira de Orgânicos já acontecia há sete anos no Campus Agrárias, mas na entrada do prédio da direção. Foto: Divulgação.
A Feira de Orgânicos já acontecia há sete anos no Campus Agrárias, mas na entrada do prédio da direção. Foto: Divulgação.
Desde 2010 a feira de orgânicos da UFPR era realizada na entrada do prédio da direção do Campus do Setor Agrárias, mas não tinha estrutura adequada para as vendas. Com a mudança, a feirinha ganhou um espaço próprio, que promete receber também apresentações culturais, feiras de adoção de animais, entre outros eventos socioculturais.
“A inauguração desse espaço é um importante gesto de valoração do agricultor familiar agroecológico, reforçando a crescente importância que a produção de alimentos saudáveis vem adquirindo no contexto da vida diária não só no campo, mas também na cidade”, comenta o engenheiro agrônomo João Carlos Zandoná, diretor do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA).
A Feira de Orgânicos também conta com flores e plantas ornamentais. Foto: Divulgação.
A Feira de Orgânicos também conta com flores e plantas ornamentais. Foto: Divulgação.
Outras feiras de orgânicos também são realizadas em outros dois locais da Universidade: na entrada da Reitoria pela Rua XV de Novembro, nas quartas das 7h às 14h, e no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da Universidade (SEPT), localizado na Rua Doutor Alcides Vieira Arcoverde, 1.225, no Jardim das Américas, nas quintas das 8h às 12h.
Serviço
Campus do Setor de Ciências Agrárias da UFPR, Rua dos Funcionários, 1.540, Cabral. Todas as terças-feiras das 7h às 13h.

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail