• Carregando...

 

Veja as imagens do jantar

Os melhores restaurantes são prova de que gastronomia e arquitetura andas juntas. Requinte e bom gosto nos dois quesitos garantem um empreendimento de sucesso. Para comprovar que essas duas artes se complementam, foi criado o espaço Bom Gourmet da Casa Cor Paraná 2012 — uma área dentro da mostra de arquitetura e design, voltada para a culinária de alto padrão.

São três ambientes: Sala Vip, Sala de Jantar e Cozinha Outdoor, cada um assinado por arquitetos renomados.

>>>Conheça mais detalhes dos ambientes do espaço Bom Gourmet (Sala Vip, Sala de Jantar e Cozinha Outdoor) da Casa Cor 2012.

Para inaugurar essa área, o espaço Bom Gourmet recebeu nesta terça-feira (19) a Claro e seus convidados para um jantar sob o comando da chef Manu Buffara, reconhecida por vários prêmios nacionais, entre eles o de Chef 5 Estrelas do Prêmio Bom Gourmet 2011.

“Eu vejo a arquitetura junto com a culinária. São coisas que se completam, e eu adorei esse espaço do Eduardo Mourão”, disse Manu, se referindo ao arquiteto que assina a Cozinha Outdoor. E para celebrar esse encontro, a dona do restaurante Manu criou um cardápio especial, com cinco pratos desenvolvidos especialmente para a ocasião.

Menu

O primeiro foi um tataki de atum, selado por fora e cru por dentro, servido com um gel de maracujá doce, fios de beterraba, cenoura, e maçã. Em seguida, um polvo cozido à vácuo, com água de feijão. O toque final ficou por conta da folha fina de gelatina de tomate.

O terceiro prato foi uma costela de porco com purê de raízes. A adição de beterraba aos ingredientes deixou o creme com uma cor incrível, que despertou os comentários dos convidados. Para completar, farofa de bacon defumado com castanha de caju.

Embora tenha a técnica ligada à gastronomia molecular, Manu Buffara prefere não rotular o tipo de culinária que pratica. Ela conta que gosta de inovar e que a surpresa é o ingrediente principal dos seus pratos. “Quando alguém chega ao meu restaurante tem que estar aberto a novas experiências. Aqui eu optei por surpreender nos ingredientes.”

E como não se surpreender com as sobremesas preparadas sob medida para a Gazeta do Povo? Sorvete de mandarina e limão com frutas cítricas e, para fechar, uma mistura inusitada (batizada de Perdição do Manu) que leva pão umedecido ao leite, sorvete de ovo e bacon. “O cérebro está acostumado a pensar bacon e ovo salgados, e esta composição traz novas sensações.”

Eu pergunto — onde está a Manu nesses pratos? E a resposta vem direta e simples: “Em tudo, em todos os ingredientes, na forma de preparar”, diz a chef. E a forma de preparar é inconfundível. A equipe dela usa pinças e conta-gotas para montar a apresentação com delicadeza e precisão milimétrica.

Outros jantares

Nas próximas três semanas serão realizados outros jantares para convidados com os chefs Fabiano Marcolini, Junior Durski, Ivan Lopes e Daniela Prosdócimo Caldeira. Neste ano, a equipe do Bom Gourmet será colocada à prova. Vai preparar um dos jantares e quem fará a apreciação serão chefs e convidados da Gazeta do Povo.

>>>Assista ao vídeo do jantar do Bom Gourmet na Casa Cor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]