i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Internacional

Mesa redonda no México debate a identidade gastronômica

Mesa Redonda no país de Frida Kahlo reuniu profissionais de várias áreas, entre chefs, biólogos, artistas plásticos

  • PorJussara Voss, da Cidade do México
  • 11/11/2015 19:00
O curitibano David Hertz  apresentou no México a Gastromotiva, seu projeto de inclusão social. Foto: Heloisa Mello/Divulgação
O curitibano David Hertz apresentou no México a Gastromotiva, seu projeto de inclusão social. Foto: Heloisa Mello/Divulgação| Foto:

Uma reflexão sobre temas relevantes relacionados ao momento atual da cozinha contemporânea, com personalidades de áreas distintas. Assim foi o Mesa Redonda, um desdobramento do Mesamérica – evento, hoje realizado a cada dois anos, criado pelo Coletivo Mexicano de Cozinha e capitaneado pela maior expressão da gastronomia local, Enrique Olvera.

O curitibano David Hertz  apresentou no México a Gastromotiva, seu projeto de inclusão social. Foto: Heloisa Mello/Divulgação
O curitibano David Hertz apresentou no México a Gastromotiva, seu projeto de inclusão social. Foto: Heloisa Mello/Divulgação

Com o apoio do governo, os mexicanos conseguiram levar para a capital a entrega do prêmio mais comentado da gastronomia, o World’s 50 Best Restaurants Latin America, e aproveitaram a oportunidade para promover o encontro multidisciplinar, levando especialistas de setores relacionados à gastronomia para a Cidade do México, em setembro.

Território foi o tema escolhido para Michel Bras. Ouvir quem se destacou por respeitar a terra durante toda a sua carreira de chef e dono de restaurante no interior da França e que é admirado por todos os profissionais é sempre um privilégio. Seu recado foi poético e merece atenção, “não perca a criança que está dentro de nós. Faça uma cozinha que toque o coração, proteja sua identidade e respeite a terra onde vive”.

A bióloga Nicola Twilley, dos EUA, propôs sair da zona de conforto. Escolhida para falar sobre sustentabilidade, disse não saber o real significado da palavra, “sei apenas que é preciso proteger a terra”, provocou. O mexicano Jorge Larson discorreu sobre biodiversidade, afirmando que a cozinha atual deve ter harmonia entre a familiar e a pública. “Hoje todos são fotógrafos de comida. A mídia mudou a crítica. As pessoas têm mais informação disponível”, afirmou a famosa crítica norte-americana Ruth Reichl, alertando para o fato de que a imprensa não está comunicando o que interessa.

O Mesa Redonda ainda apresentou o criador da ONG Gastromotiva, o chef curitibano David Hertz, que falou sobre responsabilidade social. O projeto busca recursos, parceiros e apoio, e monta um curso de capacitação gratuito, com duas vertentes (cozinheiro ou garçom), para jovens cuja renda familiar é de até três salários mínimos.

A artista plástica Lara Guilmore, esposa de Massimo Botura, que trabalha ao lado do chef na premiada Osteria Francescana, em Módena, falou sobre a relação entre cultura e gastronomia.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.