Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
prêmio bom gourmet
Todos os mais de 300 estabelecimentos que foram selecionados foram premiados e compõem o Mapa da Gastronomia Curitibana.| Foto: Priscila Fiedler/Gazeta do Povo

Após dois anos de muitos desafios, a gastronomia curitibana pôde, enfim, reunir-se para celebrar, na noite desta terça-feira (30), a 11ª edição do Prêmio Bom Gourmet. A premiação - que por conta da pandemia deu uma pausa em 2020 - foi cheia de surpresas para os indicados e convidados e apresentou à cidade o novo panorama da gastronomia.

Em uma celebração para convidados, esta edição do Prêmio Bom Gourmet teve um novo formato e, ao contrário dos anos anteriores, premiou todos os mais de 300 estabelecimentos que foram selecionados. Estes estabelecimentos compõem o Mapa da Gastronomia Curitibana, um retrato do que aconteceu no setor a partir de janeiro de 2020, apontando caminhos para os próximos anos.

“Assim como aconteceu com todos no ramo, nós também vivenciamos a pandemia. Acompanhamos, a cada decreto, como os restaurantes se redescobriram e como o setor enfrentou estes desafios. Por isso, também era preciso reinventar o prêmio, para que fizesse justiça a tudo o que a gastronomia da cidade enfrentou”, diz Andrea Sorgenfrei, Head da PinÓ, unidade de novos negócios e soluções criativas nas áreas de gastronomia, decoração, arquitetura, design e inovação com as marcas Bom Gourmet, Haus e GazzConecta.

Veja abaixo os principais destaques da cerimônia de entrega do Prêmio Bom Gourmet 2021, e também a transmissão online de toda a premiação:

Principais destaques da cerimônia de entrega do Prêmio Bom Gourmet 2021. | Imagens: Fabiano Guma, Marcelo Andrade e Priscilla Fiedler/Gazeta do Povo.

Veja também o compacto de como foi a cerimônia de entrega do Prêmio Bom Gourmet 2021:

As categorias do Prêmio deste ano foram compostas a partir das indicações on-line do público e de jurados especializados. Todos os selecionados fazem parte do Mapa da Gastronomia, que destaca as tendências e o novo cenário gastronômico que se formou em Curitiba e região.

“A pandemia nos obrigou a dar uma pausa na premiação, mas hoje foi dia de deixar esses desafios para trás e celebrar. E essa volta só foi possível por conta da resiliência de todo o setor gastronômico. Por isso, essa é uma noite onde todos são vencedores”, diz Ana Amélia Cunha Pereira Filizola, diretora da unidade de jornais do Grupo Paranaense de Comunicação (Grpcom).

Homenagens

Nelson Goulart
Presidente da Abrasel-PR, Nelson Goulart foi homenageado pelo trabalho de conscientização dos restaurantes acerca dos decretos restritivos de Curitiba.| Priscilla Fiedler/Gazeta do Povo

O Prêmio Bom Gourmet 2021 também homenageou instituições e pessoas que fizeram a diferença nestes últimos dois anos. Entre as iniciativas de ação social, foram lembrados a Academia Abrasel Paraná, o projeto Florescer, Mulheres do Bem, Nossa Revolução é o Amor, GoodTruck Brasil e o Projeto Luz.

Para Nelson Goulart Junior, presidente da Abrasel-PR, o enfrentamento da pandemia trouxe um sentimento grande de união e de associativismo para todo a gastronomia de Curitiba.

"E a premiação deste ano conseguiu captar esse sentimento de associação, mostrando o caminha paro que possamos superar todos os desafios que ainda nos aguardam", disse.

Ele e o empresário Ozeias Teixeira de Oliveira, CEO e fundador da Gold Food Service, foram homenageados como personalidades consideradas "Anjos do Setor", pelo apoio e suporte aos negócios durante a pandemia.

Ozeias Oliveira
Ozeias Teixeira de Oliveira, CEO e fundador da Gold Food Service, foi um dos homenageados como "Anjo do Setor".| Priscilla Fiedler/Gazeta do Povo

Também foi homenageado por sua resiliência e exemplo José Fráguas Lópes, o Pepe, dono do Restaurante Bar Palácio, que ano passado completou 100 anos de existência. Na premiação, ele foi representado pela filha, Conchita López, que está à frente da gestão do clássico estabelecimento curitibano.

Conchita López
Conchita foi à premiação representando o pai, sr. Pepe.| Priscilla Fiedler/Gazeta do Povo

Patrocinadores e parceiros

A realização do Prêmio Bom Gourmet 2021 tem parcerias especiais com patrocínio de Tainá Alimentos, Stella Artois, COGECOM, Gold Food Service e Electrolux. Os apoiadores são: Platinox, FoodCo. e Compagás.

Os patrocinadores foram recebidos por Ana Amélia Cunha Pereira Filizola:

Também estiveram presentes no evento com diversas atrações: Paganini Gastronomia, Vesta, Ford, Aquarius Panificadora, Freddo Gelateria, Délices de Sucre, La Champagneria, Artesian, Sacas HUB, Aeroflex, A.Yoshii, Cookies Stories, Carob House, Sal Diana, Marzia Lorenzetti, Mais1 Café, Água na Caixa e Fitz & Franca.

Categorias

300 estabelecimentos
300 estabelecimentos foram premiados em uma votação recorde na etapa popular, com mais de 100 mil indicações.| Priscilla Fiedler/Gazeta do Povo

Todos os estabelecimentos que compõem o Mapa da Gastronomia podem ser conhecidos no site www.premiobomgourmet.com.br.

O Prêmio, que sempre priorizou o sabor para definir as categorias, neste ano destaca os estabelecimentos. O novo conceito retrata o momento de superação. Para isso, foram criadas novas categorias e dinâmicas que ressaltam a movimentação do mercado nestes dois anos de pandemia.

Popular – Novidades

A jornada do Prêmio Bom Gourmet 2021 começou com a abertura das indicações na etapa Popular – Novidades, no dia 9 de agosto, no site do Prêmio. Quem abriu um negócio e se destacou em meio às incertezas e adversidades dos últimos tempos? Para montar este retrato, ouvimos o público, que nos contou o que viu surgir na vizinhança e o que você consumiu no bairro e rua onde mora. Os 30 estabelecimentos mais indicados compõem o mapa com as novas iniciativas que surgiram durante a pandemia.

A ambientação de locais lançados neste período também tem destaque no Prêmio. HAUS, plataforma de arquitetura, design e decoração da PinÓ, fez uma curadoria entre os 30 novos empreendimentos indicados da etapa de Novidades e selecionou projetos que apresentam soluções adequadas ao momento que vivemos. Para esta seleção, contou com um grupo especializado de profissionais que apontou nove estabelecimentos que também fazem parte do mapa da gastronomia.

Popular - Especialidades 

Esta etapa teve indicação do público no mês de setembro. O foco não era no prato ou produto, mas no estabelecimento da preferência do leitor. As categorias que abrem para indicação popular são Cafeteria; Padaria; Doceria; Pizzaria; Hamburgueria; Cachorro-quente; Massas; Carnes; Oriental; Local com espaço aberto (Urbano); Local com em espaço aberto (Rural); Opção de Almoço; Restaurante oriental. Os nove estabelecimentos mais indicados pelo público em cada categoria entrarão para o mapa do Prêmio, somando outros 108 selecionados.

Jurados convidados - Estabelecimentos gastronômicos/Especialidades

Com base nas mudanças de consumo, o Bom Gourmet trouxe categorias com jurados convidados, consumidores que são compradores de determinados tipos de produtos e serviços. Este júri indicou estabelecimentos nas categorias como Onde comprar vinho; Onde comprar cerveja; Restaurante; Entrega; Vende de tudo. Entrarão para o mapa 10 indicados em cada categoria, somando ao mapa mais 50 selecionados.

Seleção Bom Gourmet

Um júri especializado em gastronomia formado por colunistas, influencers, especialistas da área e o corpo de jornalistas do Bom Gourmet, acompanhou as mudanças registradas nos últimos anos e o impacto da pandemia nos estabelecimentos e profissionais que atuam neste segmento. As categorias do Prêmio Bom Gourmet retratadas nesta categoria são Estabelecimentos e profissionais que se reinventaram; Bares que se reinventaram; Anjos do setor e Ações Sociais (quem se doou e fez diferença); o fenômeno das portinhas gastronômicas; Lugares especializados em prato/ ingrediente único; Restaurantes/Empresários resilientes; Para ficar de Olho (profissionais que serão apostas para 2022); Valorização da cadeia produtiva (produtor e fornecedor); Menus especiais degustação e confiança. Também o prêmio apresenta ao público o que fazem e por onde andam os Chefs 5 Estrelas premiados ao longo dos 10 anos. Ao todo o mapa desta etapa aponta mais 120 estabelecimentos e profissionais.

Veja no Instagram do Bom Gourmet como foi a cerimônia de entrega do Prêmio:

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]