Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
san francisco baking institute
Os cursos do SFBI cursos tem foco na panificação artesanal e na fermentação natural, além de aulas de viennoiserie, que contempla produtos como croissant, brioche e pâtisserie.| Foto: Divulgação

As aulas da primeira filial brasileira do San Francisco Baking Institute (SFBI) - escola de panificação artesanal e pâtisserie que está entre as mais renomadas do mundo - iniciam em março do próximo ano, em Curitiba. A informação foi revelada nesta quarta-feira (15), durante o lançamento oficial da escola no Brasil. A partir de fevereiro os interessados podem fazer as inscrições nos cursos. Esta é, também, a primeira filial do SFBI fora dos EUA.

“Além de formar melhores padeiros, queremos ajudar as padarias a desenvolver eficiência operacional e produção de qualidade”, conta o fundador do SFBI, o chef francês radicado nos Estados Unidos Michel Suas - confira uma entrevista com o mestre. Para abrir a filial brasileira, ele se uniu à dupla Eduardo Freire Feliz, do Lucca Cafés Especiais, e Marcelo Vosnika, da Moageira Irati.

O lançamento oficial do SFBI Brasil aconteceu nesta quarta-feira e foi realizado online, com a participação de todos os sócios do projeto.
O lançamento oficial do SFBI Brasil aconteceu nesta quarta-feira e foi realizado online, com a participação de todos os sócios do projeto.

Os cursos do SFBI são 100% práticos e as instalações e currículo são os mesmos que os alunos encontram nos EUA, explica Suas. “Qualquer interessado em panificação trabalha com paixão. Não tem outra forma de encarar essa profissão. Mas a gente mostra para o apaixonado como montar e organizar uma padaria que dê dinheiro. Sem tentativa e erro”, complementa.

A SFBI está localizada no Batel, junto ao Lucca Cafés Especiais, e conta com estrutura preparada para a realização das aulas, oficinas e treinamentos. “O propósito final é que o aluno aprenda a fazer o seu pão, para que ele desenvolva diferencial e criatividade. Dessa forma ele vai oferecer produtos de alta qualidade para o cliente”, avalia Eduardo Freire Feliz, que é da terceira geração da família no negócio de trigo.

Cursos

Inicialmente a filial de Curitiba vai contar com quatros cursos com foco na panificação artesanal e na fermentação natural, além de aulas de viennoiserie, que contempla produtos como croissant, brioche e pâtisserie. Com duração de cinco dias, cada curso tem o custo de R$4.800.

Além de Eduardo Freire Feliz, os cursos serão ministrados pela química Katia Cordeiro, com mais de dez anos de experiência em panificação, com expertise em trigo, farinha de trigo e ingredientes.

Trigo diferenciado

A filial brasileira utilizará, entre outras, a farinha do projeto Trigo de Origem, da Moageira Irati. Este tipo de trigo, explica Marcelo Vosnika, é ingrediente fundamental para farinhas de qualidade utilizadas nos melhores pães de fermentação natural.

"É um produto que faz parte de uma cuidadosa cadeia que envolve desde o produtor de semente, passa pelo agricultor e chega ao panificador especializado neste tipo de pão", diz. "E foi esse tipo de cuidado e atenção que encantou o Michel Suas para que ele se juntasse a nós para trazer sua escola para o Brasil", completa.

Serviço

O San Francisco Baking Institute Brasil está localizado na Alameda Presidente Taunay, 70, Batel. As inscrições para os cursos iniciam em fevereiro e poderão ser feitos pelo site sfbi.com.br. Mais informações: @sfbakinginstitutebr.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]