Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Mezzelune di baccalà (ravióli recheado com bacalhau desfiado, batata e nata, finalizado com azeitona preta , tapenade de azeitonas pretas, cebola, e pimentão vermelho), do restaurante Limoeiro.
Mezzelune di baccalà (ravióli recheado com bacalhau desfiado, batata e nata, finalizado com azeitona preta , tapenade de azeitonas pretas, cebola, e pimentão vermelho), do restaurante Limoeiro.| Foto: Divulgação

Páscoa é sinônimo de renascimento, ressurreição, tempo de celebrar. Mesmo em dias difíceis, marcados pela pandemia, não dá para deixar a data passar em branco, mesmo que seja no aconchego do lar, com um único núcleo familiar compartilhando bons momentos. Para ajudar você, a gente reuniu o nosso conteúdo preparado com muito carinho para você aproveitar a Páscoa da melhor maneira possível.

Ovos artesanais, industriais e lançamentos

Depois de uma pausa em 2019, devido à pandemia, o Bom Gourmet realizou a sua tradicional degustação de ovos de Páscoa produzido em escala industrial em um formato totalmente online neste ano. As juradas Bárbara Sordi (Countle Chocolates), Bibiaba Schneider (Cuore di Cacao), Kassiany Dalmora (Caos Chocolate) e Silvana Casteli (Castelli Escola de Chocolateria) receberam em casa as amostrar para elegerem, às cegas, os seus favoritos, que entraram do ranking de 2021.

Amostras da degustação de ovos de Páscoa do Bom Gourmet. Foto: Bárbara Sordi
Amostras da degustação de ovos de Páscoa do Bom Gourmet. Foto: Bárbara Sordi

Para sermos democráticos, como de praxe, também preparamos uma seleção super especial com ovos artesanais, que se revelam como verdadeiras obras de arte pelas mãos dos nossos confeiteiros. As opções passam por vários tipos de chocolate, opções recheadas e com frutas, tudo para deixar a sua Páscoa mais doce. Mas não esqueça de ver até quando aceitam encomendas!

Ovo bombom de morango da Damarate. Foto: Divulgação
Ovo bombom de morango da Damarate. Foto: Divulgação

A Páscoa deste ano também tem algumas novidades com inspiração total em produtos já existentes. O Madero lançou uma dupla de ovos inspirada em duas de suas sobremesas icônicas: o petit gateau de doce de leite e o brownie da marca. Os sabores foram escolhidos pelo público e desenvolvidos em parceira com um fábrica de chocolates de Curitiba.

Ovo de petit gateau de doce de leite do Madero. Foto: Guto Souza
Ovo de petit gateau de doce de leite do Madero. Foto: Guto Souza

Outra novidade veio da marca de chocolates super criativa Choco Oz. A aposta é na tradicional bala de banana Antonina, uma das marcas que, recentemente, recebeu o selo de produto de Indicação de Procedência do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O ovo recebe a bala na casquinha, metade branca, metade ao leite, e vem recheado de bombons no mesmo sabor.

Ovo de bala Antonina da Oz. Foto: Guto Souza
Ovo de bala Antonina da Oz. Foto: Guto Souza

Mas, se mesmo depois de tantas opções você ainda tiver vontade de fazer o seu ovo de Páscoa, o Bom Gourmet também dá uma mãozinha. A Graça Stahl, da Cheia de Graça, ensina essa receita de ovo de colher com Leite Ninho e Nutella que é um sucesso absoluto.

Roteiro de encomendas para delivery e retirada

Para você que quer mais praticidade no feriado, a gente organizou um roteiro de locais que aceitam encomendas para os almoços da Sexta-Feira Santa e de Páscoa. Vale dar uma ligada antes para ver quais deles ainda recebem reservas.

Receitas para o almoço da Sexta-Feira Santa e da Páscoa

Por falar em receitas, a gente sabe que a Semana Santa costuma levar muitas pessoas para a cozinha. Umas preferem pratos já tradicionais, mas quem quiser tentar uma receita diferente, pode investir nessas ideias, com ingredientes como o tradicional bacalhau, peixes alternativos e cordeiro.

Neste ano, o Bom Gourmet foi a fundo para entender a relação próxima dos portugueses com o bacalhau. Além de um pouco de história, revelamos técnicas e preparos que são a cara de Portugal para você preparar aquele prato que vai fazer você viajar sem sair de casa.

Bacalhau à lagareiro do Afonso's. Foto: Letícia Akemi
Bacalhau à lagareiro do Afonso's. Foto: Letícia Akemi| Leticia Akemi

A gente também resgatou o passo a passo do autêntico bolinho de bacalhau, com detalhes de todas as técnicas envolvidas para o seu preparo ficar macio por dentro e com uma casquinha crocante por fora.

O nosso colunista Luiz Augusto Xavier, da Panela do Anacreon, não brinca em serviço e apresenta duas receitas cheias de sabor para a celebração da Páscoa. Tem o robalo com molho colorido, que ele garante ser um prato super fácil de preparar, e o cordeiro, na sua versão com risoto de brie e pupunha.

Robalo com molho colorido do Luiz Augusto Xavier. Foto: Rodrigo Pierrot
Robalo com molho colorido do Luiz Augusto Xavier. Foto: Rodrigo Pierrot
1 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]