Eventos

Evento

Terceira edição do Mundo Gastronômico vem aí

A maior feira do setor no sul do país começa no dia 13 de agosto e traz quase 50 expositores com novidades do setor, aulas show e praça de alimentação com 13 barracas

por Priscila Bueno, especial para a Gazeta do Povo Publicado em 07/08/2014 às 03h
Compartilhe
A feira chega a sua terceira edição no Expo Renault Barigui. Durante os quatro dias é esperado um público de 20 mil pessoas. Foto: Diego Pisante/Gazeta do Povo

A feira chega a sua terceira edição no Expo Renault Barigui. Durante os quatro dias é esperado um público de 20 mil pessoas. Foto: Diego Pisante/Gazeta do Povo

Todos os aspectos que envolvem a gastronomia, de equipamentos e novidades tecnológicas até cursos e releituras de pratos, serão apresentados durante a feira MundoGastronômico, que ocorre nos dias 13 (aberta somente para convidados), 14, 15 e 16 de agosto no Expo Renault Barigui, em Curitiba. A regionalização da gastronomia será o grande tema dessa terceira edição, trabalhado tanto nas palestras como na Cozinha Show do Espaço Bom Gourmet. O evento é promovido pela EFEX — Eventos, Feiras e Exposições, do Grupo Positivo, em parceria com a Gazeta do Povo. Estima-se um público de aproximadamente 20 mil visitantes, entre profissionais do setor e público em geral.

Estão confirmados pelo menos 49 expositores que vão apresentar novidades de produtos e equipamentos voltados para o setor de restauração. Haverá ainda praça de alimentação com barracas de restaurantes paranaenses que servirão seus pratos mais famosos.

Na Cozinha Show do Espaço Bom Gourmet passarão chefs e especialistas em gastronomia para falar sobre receitas e do mercado. O ciclo de aulas gratuitas recebe a chancela do Gastronomia Paraná, da Paraná Turismo, um projeto de estímulo à culinária regional paranaense e de incentivo ao turismo. Tem o apoio também do Bom Gourmet, da Gazeta do Povo, e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-Paraná). No hall de convidados estão dois dos maiores críticos gastronômicos: os jornalistas Josimar Melo (colunista do Bom Gourmet e da Folha de S. Paulo) e Arnaldo Lorençato (da revista Veja) – ver box programação. Melo participará, ao lado de donos de restaurantes locais, do painel Como sobreviver à crise, no dia 13.

Paraná em evidência

Para celebrar a cozinha paranaense, a organização da feira, com apoio das prefeituras de algumas regiões turísticas do estado, apresentará cinco pratos típicos que serão degustados no coquetel realizado no Lounge Bom Gourmet, para cerca de 200 convidados na abertura da feira. Haverá porco no rolete, virado de feijão tropeiro com quirera, barreado, leitão marinado e tomate recheado com cabrito.

Esses pratos serão apresentados também nas oficinas de releitura da cozinha show, com os chefs Manu Buffara, Ivan Lopes, Kika Marder, Joy Perine e Flávio Frenkel. “É  pelo estímulo à cultura da gastronomia que promoveremos a culinária regional, impulsionando, na sequência, o turismo”, ressalta a jornalista Jussara Voss, coordenadora do Gastronomia Paraná.

Quem quiser se atualizar ou aprender uma pouco mais sobre alguns pratos, terá a oportunidade no Espaço Aulas. As instituições Universidade Positivo, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Espaço Gourmet e Centro Europeu vão promover cursos e palestras. “É uma forma de envolver as escolas e universidades no maior evento de negócios
deste setor do Sul do País” afirma Andréa Sorgenfrei, gerente do Núcleo Estilo de Vida da Gazeta do Povo, do qual pertence o Bom Gourmet.

Os vinhos ganharão atenção especial, com o lançamento de novos rótulos e experiências sensoriais. Quem aprecia um bom café, poderá conhecer um pouco mais sobre esse universo no espaço Café, com apresentação de grãos reconhecidos, acessórios e máquinas de preparo. Quem quer iniciar na área ou reformular o seu negócio vai encontrar diversos estandes de equipamentos, mobiliário, insumos e bebidas. No espaço de alimentação, denominado Festival Gastronômico, serão 13 barracas, que servirão de doces portugueses, pizzas e até paellas.

Programação

Cozinha Show – Espaço Bom Gourmet

Como sobreviver à crise, gastronomia e regionalização e oficinas de  releitura de pratos típicos são alguns dos temas da Cozinha show do espaço Bom gourmet. as inscrições para as atividades são gratuitas e podem ser feitas no local durante o evento.

13 de agosto (quarta-feira) *somente para convidados

>> >> 17h: Painel Como sobreviver à Crise com Luiz Cesar Brecailo (Au-Au), Giocondo Artigas Neto (Grupo TAJ), Junior Durski (Madero) e Luiz antônio Abagge (Totonho – La Varene) e Josimar Melo (crítico gastronômico da Folha de S. Paulo). Mediador: Fernando Jasper (editor de economia da Gazeta do Povo)

>> >> 19h: Palestra/ bate-papo Gastronomia e Regionalização com Gabriela Carvalho, Celso Freire e Eva dos Santos. Mediadoras: Maria Cecília Pila e Daniele Saucedo (professoras de História da PUC-PR)

>> >> 20h: Coquetel de abertura oficial no Lounge Bom Gourmet

 

14 de agosto (quinta-feira)

>> >> 16h: Palestra A comida é nossa com a pesquisadora regina Maria Vilela (UFPR)

>> >> 17h: Palestra Menos para o lixo e mais para a natureza – Evitar o desperdício de alimentos contribui com a conservação, chef Gabriela Carvalho

>> >> 18h: Oficina de releitura Tomate Recheado com Cabrito, chef Joy Perine

>> >> 20h: Oficina de releitura Virado de Feijão tropeiro com Quirera, chef Kika Marder

 

15 de agosto (sexta-feira)

>> >> 16h: Painel O fim da gorjeta com o advogado Maurício Piragibi e convidados

>> >> 18h: Oficina de releitura Barreado, com a chef Manu Buffara

>> >> 20h: Oficina de releitura Porco no Rolete, chef Flávio Frenkel

 

16 de agosto (sábado)

>> >> 15h: Painel Gastronomia Contemporânea: O que a história tem a ver com isso? Com Arnaldo Lorençato

>> >> 16h: Oficina de releitura Leitão Marinado, chef Ivan Lopes

>> >> 17h: Palestra Cogumelos Nativos com Francisco Vítola (Cogubras)

 

 >>>>> Confira a programação do Espaço Aulas, do Espaço do Senac-PR e a lista completa de expositores

 

***

Serviço

Dias 13 (somente para convidados), 14, 15, e 16 de agosto. De quarta-feira a sexta-feira, das 16 às 22 horas e sábado, das 16 às 20 horas. Expo Renault Barigui, Rodovia do Café – KM Zero – BR 277, Parque Barigui. Informações: (41) 3317-3107 ou efex@up.com.br. www.efexbrasil.com.br/mundogastronomico. A entrada para a feira custa R$ 10. Estudantes e idosos pagam R$ 5.

Compartilhe

8 recomendações para você