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Feira gastronômica aproxima indústria e comerciantes
| Foto: Diego Pisante / AGP
Diego Pisante/ Gazeta do Povo

A primeira edição da Feira Mundo Gastronômico Curitiba, que terminou neste domingo (19) no ExpoRenaultBarigui, deixou um legado para a capital paranaense. Bastou passar pelos corredores ao longo dos quatro dias de evento, para ver mesas de negócios e muitos acordos serem fechados.

A organização da feira não divulgou dados oficiais com os valores das negociações, mas pelos estandes foi possível acompanhar a alegria dos empresários. Cerca de 18 mil pessoas visitaram mais de 70 empresas do setor de alimentos com novidades do setor.

“Desde 2007 não tínhamos um evento deste porte. O setor de gastronomia estava carente de uma grande feira que reunisse em um mesmo local, fornecedores e compradores do segmento de alimentos e bebidas”, afirma a gerente do Núcleo Estilo de Vida da Gazeta do Povo, Andréa Sorgenfrei.

A Feira é uma realização da EFEX (Eventos, Feiras e Exposições, do grupo Positivo) em parceria com a Gazeta do Povo. Marcelo Bueno, diretor-executivo do ExpoRenault Barigui e diretor da EFEX, também comemora a primeira edição do evento. “As empresas paranaenses têm produtos inovadores e de qualidade, e muitos empresários locais não conheciam e até buscavam outros mercados para suas compras.”

É o caso da empresária e chef patissière Rose Petenucci, proprietária da loja de chocolates finos que leva seu nome. Ela visitou a Feira na sexta-feira e conheceu o estande da loja Narcel e da indústria de equipamentos Krasinox de São José dos Pinhais e não teve dúvidas.

“No sábado conheci a fábrica e já fechei negócio. Não imaginava que tinha uma empresa assim tão perto de mim”, afirma.

A empresária cancelou a compra de dois expositores de produto com uma indústria de São Paulo, no valor de R$ 22 mil, para comprar aqui por R$ 18 mil. “A empresa sendo daqui permite que a manutenção fique com preço mais acessível”, diz.

O diretor presidente da Narcel e da Krasinox, Narciso Krasnhak, conta ainda que vendeu em três dias cerca de R$ 70 mil e fez prospecções para mais R$ 1 milhão. A empresa comercializa equipamentos para restaurantes, desde pias e refrigeradores, até bufês.

Segundo a empresária Simone Soares, da Movelaria Paranista, durante a Feira foram feitos 250 pedidos de orçamento. Destes, ela acredita que tenha um retorno de R$ 500 mil a curto prazo. A movelaria fabrica cadeiras e mesas, especialmente para restaurantes.

O Clube de Cafés Especiais, lançado na Feira, também tem motivos para comemorar. O Clube, criado por curitibanos, é o único no Brasil, e em quatro dias de evento atraiu 150 sócios que vão pagar em média R$ 29,90 por mês para receber cafés especiais em casa.

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